10 dicas para garantir uma gravidez mais saudável

O SobrePeso traz dez dicas fundamentais para as futuras mamães – e seus filhos! – manterem uma saúde de ferro durante a gestação!

10 dicas para gravidez

A gravidez é um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher. Por isto mesmo, nunca é cedo demais para começar a seguir hábitos de vida que aumentam as chances de uma gestação saudável, garantindo um parto tranqüilo e bebês repletos de saúde.

Consumir diariamente ácido fólico é crucial, mesmo antes de engravidar. Esta é uma dica que muitas mulheres já conhecem, mas existem diversas outras atitudes que as futuras mamães podem tomar para começar a gestação com o pé direito. A Ciência está repleta de dados interessantes sobre a saúde da mulher durante a gravidez, e listamos algumas das mais importantes aqui.

 

Está pensando em engravidar? Então leia a lista abaixo com as 10 dicas fundamentais!

LUTE PARA MANTER COM O PESO SOB CONTROLE. Estar com sobrepeso ou obesidade antes de engravidar aumenta – e muito – os riscos de condições como o diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia. Para ficar claro: diabetes gestacional é o tipo de diabetes que surge apenas durante a gravidez, isto é, a mulher não era diabética antes; enquanto está grávida, as taxas de açúcar no sangue aumentam, mas geralmente regridem aos valores normais após o nascimento do bebê. Pré-eclâmpsia é uma condição caracterizada pelo aumento de pressão sangüínea, resultado de resistência imunológica à gravidez; quando não cuidada, pode colocar em risco a vida da mãe e do bebê. Estar acima do peso aumenta tanto os riscos destas doenças quanto de problemas na hora do nascimento, como perda do bebê e complicações neonatais. Por isso, manter-se dentro da faixa saudável de peso é essencial.

exercicios fisicos na gravidez
Sempre é hora de malhar – inclusive durante a gestação!

CONVERSE COM SEU MÉDICO ANTES DE ENGRAVIDAR. É muito importante saber como está a saúde e o corpo antes de entrar em gestação. Seu médico poderá fazer perguntas sobre histórico de doenças na família, quais medicamentos você está tomando, se está vacinada, como está sua alimentação etc, tudo para garantir que seu corpo está apto a fornecer um ambiente perfeito para o futuro bebê.

INICIE A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS LEVES. Adquirir o hábito de se exercitar regularmente é uma maneira pra lá de boa de iniciar a gestação. Mesmo que você não se exercite antes de engravidar, as orientações médicas mais modernas recomendam pelo menos 150 minutos de atividades por semana – o que é igual a cerca de meia hora, cinco dias por semana. Cheque com seu médico se você pode fazer exercícios e, se a resposta for positiva, inicie o mais rápido possível!

CONCENTRE-SE EM COMER BEM. Nunca é tarde para começar a comer bem. Um estudo recente mostrou uma clara associação entre consumo constante de frituras antes da gravidez e riscos maiores de diabetes durante a gestação. Além disso, grávidas que ganham peso em excesso têm mais problemas durante os nove meses e têm maiores dificuldades de controlar o peso dos filhos, os quais costumam ser mais gordinhos no futuro.

COMEÇE A TOMAR VITAMINAS PRÉ-NATAIS, incluindo ácido fólico (uma vitamina B que pode ser encontrada naturalmente em feijões, sementes, carne magra e peixe). Em geral, suplementos são indicados. O ácido fólico comprovadamente diminuiu os riscos de inúmeros problemas no desenvolvimento do bebê, incluindo malformações.

bebe dormindo saude
A boa saúde do bebê começa já no ventre materno.

ELIMINE: ÁLCOOL, TABACO (DE QUALQUER TIPO) E DROGAS. Não precisa nem mencionar os efeitos danosos para a sua saúde e de seu filho, não é mesmo? Mesmo assim, muitas mães continuam acreditando que “um cigarrinho” e “um drinquezinho” não farão mal algum…ledo engano! O ideal é acabar 100% com estes hábitos. A vida do bebê é muito mais importante do que estes prazeres momentâneos, os quais são danosos ao bom desenvolvimento do feto.

CARBOIDRATO (AÇÚCAR) NÃO É UM INIMIGO! Estudos recentes mostram que carboidratos complexos podem fazer parte de uma dieta saudável durante a gravidez, enquanto que dietas com muitas gorduras continuam sendo desaconselhadas. Então, ao invés de eliminar açúcares da alimentação, opte por ingerir comidas integrais e legumes, ricos em carboidratos “do bem”.

AUMENTE O CONSUMO DE VEGETAIS FOLHOSOS (rúcula, almeirão, chicória etc), ricos em vitaminas A, C e K.

EVITE INGERIR PEIXES COM ALTO TEOR DE MERCÚRIO, um metal pesado que gera danos ao sistema nervoso em desenvolvimento do bebê. Alguns peixes são altamente desaconselhados a grávidas: cavala, peixe-espada, pirá/garoupa e tubarão.

DESCANSE BASTANTE, RELAXE E – PRINCIPALMENTE! – CURTA SUA GRAVIDEZ! Este é um dos momentos mais especiais na vida de qualquer mulher. Transmita este bom sentimento ao seu filho sempre que puder!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui