Futuras mamães que estão acima do peso já devem ter ouvido que, caso não percam peso, seus filhos podem ter problemas de saúde. Será que isto é verdade? O que fazer para aumentar as chances dos nenéns nascerem saudáveis? Descubra aqui.

O que uma futura mamãe que está acima do peso deve fazer para dar à luz filhos saudáveis e com saúde de ferro?

A pergunta é importantíssima, pois já se sabe que mulheres obesas ou com sobrepeso que engravidam têm chances maiores de dar à luz filhos também acima do peso. Além disso, estes bebês são muito mais propensos a desenvolver doenças como diabetes e obesidade no futuro.

Então o que as grávidas podem fazer para minimizar estes riscos? Existem hábitos específicos que ajudam a melhorar a saúde durante a gestação? Estas perguntas foram respondidas pelo maior estudo já feito sobre a influência dos hábitos de vida maternos na saúde dos filhos.

Perder peso não é, necessariamente, a maneira mais adequada de melhorar a saúde dos bebês. Vale muito mais a pena caprichar na alimentação e não descuidar na hora de praticar atividades físicas.

Os dados foram publicados em dois artigos na mais recente edição do respeitado periódico científico BMC Medicine.

Os artigos, escritos por pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, relatam que há uma correlação clara entre bons hábitos durante a gravidez e filhos mais saudáveis ao nascer.

Estes bons hábitos que as mães devem seguir durante a gravidez são:

  • alimentar-se bem sempre, de maneira nutritiva e equilibrada;
  • seguir orientação alimentar recebida de um profissional;
  • incluir mais porções de frutas e vegetais nas refeições;
  • reduzir a quantidade de gorduras saturadas ingeridas;
  • praticar exercícios físicos, como caminhadas rápidas de 15-20 minutos quase todos os dias da semana.

Ou seja, perder peso não é, necessariamente, a maneira mais adequada de melhorar a saúde dos bebês, segundo os pesquisadores. Vale muito mais a pena caprichar na alimentação e não descuidar na hora de praticar atividades físicas.

De acordo com a pesquisa, grávidas que seguem estas dicas têm filhos mais saudáveis, nascidos com peso normal (menos de 4kg), que ficam menos tempo no hospital após o parto e que correm riscos menores de desenvolver problemas respiratórios.

gravidez caminhada
Um estudo do ano passado mostrou que grávidas que praticam atividades físicas fortalecem o sistema cardiovascular dos filhos, o que pode evitar uma série de doenças cardíacas no futuro.

“Aproximadamente 50% das mulheres estão obesas ou acima do peso durante a gravidez”, afirmou a dra. Rosalie Grivell, co-autora do trabalho.

“Nossa esperança é que, ao seguirem alguns conselhos simples, práticos e alcançáveis, mulheres grávidas possam melhorar sua saúde e os prognósticos de seus bebês. Nós recomendamos, é claro, que estas mudanças no estilo de vida sejam adotadas, ao máximo possível, antes da gravidez”, explicou Rosalie.

FONTE Redação SobrePeso

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta