Conheça a cozinha criativa que transforma comida de hospital em arte

Conheça a cozinha criativa que transforma comida de hospital em arte

Em prol dos pacientes com dificuldades de engolir, hospital inova e transforma a tradicional comida de hospital em alimentos com jeito de "comida de verdade".

chef criativo comida de hospital

Estar doente já não é fácil, e pior ainda é ter que se alimentar de comida de hospital. Dependendo do tratamento que o paciente recebe, mastigar pode se tornar um problema. Nestes casos, são servidos pratos à base de purês (comida processada), garantindo nutrientes e fácil deglutição.

O problema é que estas papinhas não são nem um pouco apetitosas! Apesar de fazerem bem para o corpo, para muitos é difícil sentir-se atraído por um purê verde de ervilhas ou pela papa de carne processada.

bife e cenouras de hospital pure
Pacientes com disfagia ou que estão passando pelo tratamento de câncer e precisam comer alimentos molinhos poderão se beneficiar com pratos mais atraentes e super nutritivos. Imagem: Herald Sun

Como garantir que os pacientes ingiram os nutrientes presentes nas papinhas, mas ainda assim sintam prazer ao comer?

Uma boa idéia é o que o hospital Peter MacCallum, na Austrália, está fazendo. O chef do hospital, Saeje Henshall, utiliza fôrmas de silicone para “dar forma” aos alimentos processados, tornando-os o mais parecidos com o alimento “de verdade”.

pure de comida de hospital em formato real
Os alimentos são moldados em fôrmas de silicone. Imagem: Herald Sun.

Algumas das obras do chef podem ser vistas nas imagens que ilustram a matéria. A carne processada ganhou o formato de um bife, cenouras ficaram compridinhas e até mesmo o purê de ervilhas foi moldado como pequenas bolinhas.

“Se o prato se parece com comida “real”, então os pacientes muito provavelmente vão querer comer”, disse a nutricionista do hospital.

A cozinha criativa do hospital ainda está longe de criar pratos realmente apetitosos. Mas, para pacientes que precisam de energia, proteínas e vitaminas, estes alimentos processados e com formato são uma ótima opção.

Os pratos exibidos nas imagens acima são visualmente parecidos com a comida produzida em impressoras 3D, uma novidade já apresentada aqui no SobrePeso.

 

Veja abaixo um exemplo de como é possível dar forma a um purê através de fôrmas de silicone, similar à técnica utilizada no hospital.

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta