Conheça os benefícios de comer uvas (de melhora na pele à saúde do coração!)

Conheça algumas das vantagens à saúde que as uvas trazem. E fique por dentro de uma nova pesquisa que mostra como elas podem conter a cura para a acne!

uvas pretas saude

Comer uvas é, muito mais do que um prazer, um presente para nossa saúde. Já foram comprovados diversos benefícios ao corpo proveniente do consumo regular da fruta (veja a lista logo abaixo). A novidade é que uma molécula presente nas uvas, chamada resveratrol, pode ser a chave para a cura de um problemão típico dos adolescentes: as espinhas.

Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que o resveratrol, quando combinado com medicamentos tradicionais anti-acne, é extremamente eficaz na destruição das bactérias que causam as espinhas.

uvas saude

O resveratrol é um poderoso antioxidantes encontrado tanto em uvas quanto em vinhos. Em presença das bactérias causadoras da acne, ele foi capaz de alterar a membrana dos microorganismos, tornando-os mais frágeis e susceptíveis à ação dos medicamentos tradicionais.

“Nós esperamos que nossas descobertas levem a uma nova classe de tratamento anti-acne centrados no uso de antioxidantes como o resveratrol”, afirou a dra. Emma Taylor, professora de Medicina e Dermatologia na Universidade da Califórnia e principal autora do estudo.

POR QUE COMER UVAS FAZ BEM?

quadro uvas e melao
Quadro do pintor Bartolomé Esteban Murillo

Mas não é só no combate às espinhas que as uvas já se mostraram poderosas!

Estudos comprovam os benefícios do consumo regular de uvas no combate…

  • ao câncer: devido à grande quantidade de antioxidantes (como o resveratrol), as uvas ajudam a prevenir diversos tipo de câncer como o da boca, pulmões, esôfago, faringe, pâncreas, próstata, cólon e endométrio.
  • às doenças cardíacas e à pressão alta: estudos com modelos animais apontaram que diversos nutrientes presentes nas uvas têm ação antiinflamatória, o que previne o surgimento da aterosclerose. Além disso, a alta quantidade de potássio e fibras é ótima ao bom funcionamento do coração e no combate à pressão alta.
  • ao diabetes: estudos mostraram que o resveratrol pode ser útil na prevenção de males à saúde comumente associados ao diabetes, como a retinopatia diabética (doença nos olhos) e neuropatia diabética (doença nos nervos).

Já deu uma fominha? Que tal aproveitar e fazer como os meninos do quadro acima, abocanhando umas suculentas e deliciosas uvas? A saúde (assim como a sua pele) agradece!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui