Dicas de alimentos para uma pele mais bonita no verão

Oficialmente, o verão ainda não chegou. Mas as temperaturas altíssimas dos últimos dias já nos fazem sentir como se estivéssemos na estação mais quente do ano. Veja algumas dicas do que comer para manter a pele hidratada e saudável nesse calorão todo!

frutas da estacao verao

Em termos de alimentação, há um lado positivo nas altas temperaturas. O calor faz com que, naturalmente, evitemos alimentos fritos e gordurosos, substituindo-os por comidas mais leves, como saladas e frutas. E isto é ótimo para o corpo. Manter-se hidratado e com muitos nutrientes na dieta é essencial nesta época do ano.

Muita gente se esquece, mas a pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso mesmo, precisa de atenção especial. No calor, além do uso prolongado de filtros solares, vale a pena prestar atenção também no que comemos. Há alimentos super fáceis de encontrar nesta época e que ajudam a manter a pele mais bonita. Vamos a eles?

Cenoura: um alimento clássico do verão, a cenoura é sinônimo de uma pele mais bronzeada e morena. Mas sabia que o beta-caroteno – a molécula que nos ajuda a ganhar uma corzinha – também é essencial para manter a pele mais hidratada? Além disso, o beta-caroteno sofre transformações no corpo, sendo transformado em vitamina A, que ajuda a manter a visão boa. Cenouras também são ótimas fontes de vitamina C, que auxiliam na formação de colágeno, deixando a pele flexível e mais lisinha.

Frutas Cítricas: abacaxis, cajus, limões, laranjas…estas frutas são excelentes para manter a pele bonita e saudável, tanto na forma natural quanto em sucos e batidas. Elas possuem muita vitamina C e aminoácidos importantes como lisina e prolina. Esta combinação ajuda a manter a pele mais jovem e a prevenir rugas e flacidez.

Pepino: tomou sol demais e está com a pele irritada? Basta cortar umas rodelinhas de pepinos e colocar sobre o machucado! Estes alimentos são compostos por 95% de água, o que os torna extremamente hidratantes, sejam eles ingeridos ou colocados diretamente sobre a pele. Os demais 5% de sua composição contêm nutrientes como ácido ascórbico e antioxidantes, que ajudam a diminuir olheiras, a acelerar a recuperação de pele danificada e acalmar irritações.

melancia verao
Huummm, melancias…deliciosas, refrescantes, hidratantes…e ótimas para a pele!

Manga: a quantidade de nutrientes que uma manga contém é incrível: são mais de 20 vitaminas e minerais! A cor alaranjada da fruta vem do beta-caroteno, um nutriente que, como já vimos, ajuda a dar um tom saudável à pele e a hidrata-la. E tem mais: o beta-caroteno, quando convertido em vitamina A, auxilia, também, a manter as espinhas sob controle! Mangas são também ricas em um tipo de ácido que esfolia a pele e a deixa com aspecto mais jovem, uma vez que acelera a taxa de renovação celular.

Melancia: assim como os pepinos, a melancia é composta basicamente por água – mas uma água repleta de nutrientes e vitaminas! Além de hidratar, saciar e nutrir, a melancia possui ainda licopeno, uma molécula que protege a pele dos ataques do sol. A fruta contém, também, boas quantidades de vitaminas A e C, ótimas para garantir uma pele bonita e saudável mesmo em temperaturas pra lá de altas!

 

O importante é não deixar o calor derreter a vontade de se manter hidratado e com a alimentação balanceada! Encontre dicas para uma alimentação melhor e mais saudável todos os dias aqui no SobrePeso!

 

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