Dieta detox e dieta Dukan: o que são e qual é a melhor?

Duas dietas na moda atualmente, a Detox e a Dukan possuem mais diferenças que semelhanças. Aprenda como segui-las e quais são seus pontos fortes e fracos.

dieta detox sucos
Os sucos são os queridinhos da dieta detox. Veja dicas de receitas logo abaixo!

Com a aproximação do verão, começa para muitos uma corrida contra o tempo para ficar em forma. Quem abusou das calorias nos meses que antecedem a época de ir à praia agora investe em dietas para perder os quilos extras e ficar satisfeito com o próprio corpo.

Entre elas, duas atualmente se destacam: Detox e Dukan. Mas, será que elas funcionam? Quais os benefícios e malefícios de cada uma? Quem responde é a nutricionista Karoline Jorge, da KJ Nutricional. Veja abaixo as explicações sobre as duas dietas.

 

DETOX

O que é: A dieta detox é utilizada para eliminar toxinas acumuladas, que não são reconhecidas pelo organismo e, por isso, não é possível metabolizá-las. Muitas vezes, estão presentes em alimentos que não imaginamos, como frutas, verduras, legumes, devido aos agrotóxicos presentes. Em alimentos com corantes, como sucos de caixinhas, adoçantes, pão e leite.

Como funciona: A dieta detox é feita a partir da eliminação de fatores anti-nutricionais como gordura trans, alimentos processados, farinha branca e açúcar, sal (comum e em excesso), cafeína, carnes assadas em carvão (churrasco), bebidas alcoólicas, corantes, glutamato monossódico, adoçantes artificiais como sacarina, ciclamato, aspartame e acessulfame k.

O que pode: Alimentos como frutas, legumes e verduras, de preferência orgânicas, grãos integrais, castanhas, sementes, leguminosas, ovos caipiras, azeite, óleos extra-virgens e chás. É indicado também beber muita água e praticar exercícios físicos.

O que não pode: Alimentos com excesso de gordura, sal, corantes, conservantes e agrotóxicos. Bebida alcoólica e noites maldormidas, assim como estresse, cigarro, poluição e excesso de sol, também sobrecarregam o organismo. Durante o processo de desintoxicação, devem ser evitados também alimentos como o açúcar, café, glúten (proteína do trigo), lactose (açúcar do leite), carne vermelha, produtos industrializados, farinha branca, sal, carnes vermelhas, defumados, laticínios, embutidos e massas.

[quote_right]+ VEJA MAIS: Dica de receita – suco detox de beterraba e maçã![/quote_right]

Tempo ideal de execução: De cinco a sete dias. No máximo, por um mês. Sempre acompanhada por um profissional nutricionista.

Quanto emagrece: Varia de organismo para organismo. Há pessoas com metabolismo mais acelerado, e outras com sistema metabólico mais lento. A perda saudável adequada é de 1 kg por semana, mas, em dieta com mais restrições, o resultado tende a ser maior.

Prós: Quando a dieta detox é feita de forma correta e por um período ideal, ela auxilia no processo de emagrecimento e pode contribuir para regulação do metabolismo. ”Podemos usá-la como um “empurrãozinho” no auxílio do emagrecimento e reeducação alimentar”, diz a nutricionista.

Contras: Caso a dieta Detox não seja acompanhada por um nutricionista, é perigoso que as pessoas acabem se desnutrindo e emagrecendo de maneira inadequada, pois somente o especialista saberá quais são os alimentos e forma adequada para cada um perder peso.

Comentário da nutricionista: “O suco verde, queridinho da dieta detox, é muito saudável e pode ser consumido por qualquer pessoa (lembrando que tudo em excesso é prejudicial). Ele auxilia no emagrecimento quando aliado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios. Ajuda a limpar o organismo e as fibras presentes nas verduras, legumes, grãos, ajudam no bom funcionamento do intestino. Vale lembrar que o ideal é manter sempre uma alimentação saudável, equilibrada e associada à prática de atividade física. Quanto mais variada e colorida for a alimentação, mais saudável será.”

 

DUKAN

O que é: A dieta Dukan, desenvolvida pelo nutrólogo francês Pierre Dukan, é dividida em etapas, que devem ser seguidas à risca.

Como funciona: Em cada fase, são permitidos certos grupos de alimentos, que vão sendo combinados durante as outras etapas e dias das dietas.

O que pode:
– Na primeira fase, só é permitido comer os alimentos ricos em proteínas. Não é permitida nenhuma fonte de carboidrato e nenhum doce.
– Na segunda fase da dieta, alguns legumes e verduras são introduzidos, mas não é permitido comer nenhum carboidrato e nenhum outro doce além da gelatina light, para não comprometer o emagrecimento.
– Na terceira fase, é possível comer carnes, legumes, verduras, além de 2 porções de frutas por dia, 2 fatias de pão de forma integral e 1 porção de 40g de queijo, de qualquer tipo.
– Na quarta fase, é preciso ter 1 dia por semana no qual se come somente carnes magras e leite desnatado, fazer 20 minutos de exercício físico por dia, abandonar o elevador e subir e descer sempre de escadas e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia, sempre.

O que não pode: Fugir das regras e ingerir qualquer tipo de alimento ou receita que não faça parte do cardápio Dukan.

gisele bundchen dukan dieta
A dieta Dukan é sucesso com as famosas, como a top brasileira Gisele Bündchen.

Tempo ideal de execução: O tempo de execução de cada fase da dieta depende da pessoa e dos resultados de emagrecimento que ela espera conseguir.

Quanto emagrece: A dieta Dukan promete o emagrecimento de até 5 kg por mês, dependendo do metabolismo. ”Vale lembrar que, muitas vezes, essas dietas com promessas de emagrecimento muito rápido geram perda de massa magra, não apenas aquelas gorduras indesejadas”.

Prós: As proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade. Com a dieta Dukan, há redução de peso em curto prazo, mas não necessariamente de gordura, e também ocorre perda de massa. Não há limitação de quantidade de alimentos a ser consumida, somente os tipos de comida são restritos.

Contras: Os carboidratos são as principais fontes de energia do corpo. A exclusão deles, como recomendado pela dieta, pode promover quadros de tontura, fraqueza e desmaios. Devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos, a quantidade de gordura saturada e colesterol ingerida é muito elevada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e favorecer o entupimento de vasos sanguíneos, podendo acarretar quadros de aterosclerose e aumento do risco de enfarto.

Comentário da nutricionista: “As pessoas que optarem pela dieta Dukan devem ficar bem atentas ao consumo de líquido, uma vez que pode sobrecarregar os rins, levar à infecção e, em casos mais graves, até à insuficiência renal.”

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui