Google desenvolve app para calcular quantidade de calorias em fotos de comida

Novidade foi anunciada na última semana em evento de tecnologia. A idéia é trazer algo prático às populares fotos de alimentos postadas no Instagram.

im2calories google instagram
Aplicativo será capaz de calcular número de calorias em um prato, auxiliando a controlar o peso.

[dropcap type=”1″]F[/dropcap]azer dieta pode ficar muito mais fácil com a ajuda do Google e do Instagram.

A gigante de buscas está desenvolvendo um programa que será capaz de determinar a quantidade de calorias em uma foto de comida publicada na famosa rede social de imagens.

Já pensou se a novidade realmente funcionar? Você será capaz de apontar a câmera para seu prato do almoço e, em poucos segundos, ele determinará quantas calorias estão presentes ali – uma informação crucial se a meta é perder peso.

 

UM JEITO MAIS FÁCIL DE EMAGRECER

[dropcap type=”1″]A[/dropcap] novidade seria ótima também em buffets de comida. Bastaria tirar uma foto das opções de refeição para saber, na hora, qual delas é menos calórica e benéfica à saúde.

[quote_right]Durante a semana, qual refeição mais contribuiu para o ganho de peso? O novo app pode ajudar a descobrir[/quote_right]

Será uma maneira muito prática para ajudar a manter o peso sob controle. Para quem está de dieta, poder acompanhar através de fotos a quantidade de calorias ingeridas em cada refeição é mais fácil do que fazer as famosas continhas que relacionam tipo de alimento, tamanho da porção e quantidade de calorias.

Além disso, se o usuário tirar fotos durante uma semana, por exemplo, ficará fácil para identificar quais comidas mais contribuíram para o ganho de peso.

Será que foi aquela lasanha no almoço, ou aqueles dois pedaços de pizza na janta de sexta-feira? O app será capaz de dizer, de acordo com o Google.

“Para mim é óbvio que as pessoas realmente querem isto [o programa] e que ele é útil”, disse Kevin Murphy, pesquisador do Google e líder no desenvolvimento do aplicativo.

 

PONTO POSITIVO PARA A CIÊNCIA TAMBÉM

[dropcap type=”1″]K[/dropcap]evin explicou que, além das vantagens óbvias para a saúde dos usuários, o programa ainda poderá auxiliar pesquisas científicas.

“Poderemos juntar informações de múltiplas pessoas e fazer estatísticas em larga escala. Eu tenho colegas [que estudam] epidemiologia e saúde pública e que realmente querem estes dados”, afirmou o cientista.

fotos de comida no instagram
Novidade promete trazer um viés útil às imensamente populares fotos de comida.

Ou seja, se o Google coletar informações sobre a alimentação de milhões de pessoas – e em termos de coleta de dados o Google é campeão -, estes dados podem ser usados para traçar um perfil dietético de populações diferentes, o que é uma fonte riquíssima para pesquisas científicas.

Se o programa de contagem de calorias vai funcionar ou não é uma outra história. No momento, os algoritmos que trabalham por trás do app ainda estão sendo desenvolvidos nos laboratórios do Google.

O projeto se chama provisoriamente Im2Calories e sua maior inovação é reconhecer o tamanho das porções. Hoje, o Google já é capaz de reconhecer alimentos a partir de fotografias, comparando os pixels que compõe as imagens aos bilhões de fotos já existentes na internet.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui