Hipertensão pode estar relacionada à deficiência de vitamina D no organismo

Ingestão de suplementos seria alternativa aos medicamentos para a pressão arterial, sugere estudo científico.

hipertensao no brasil

Ingestão de suplementos seria alternativa aos medicamentos para a pressão arterial, sugere estudo científico.

Pegar um pouco de sol não só melhora o seu humor como também pode reduzir a pressão arterial, segundo especialistas. Um estudo encontrou uma forte ligação entre baixos níveis de vitamina D, absorvidos pelo organismo a partir de luz solar, e índices mais elevados da pressão.

Os investigadores acreditam que é a primeira pesquisa desse tipo a sugerir a ingestão de suplementos de vitamina D, que poderiam ser uma alternativa aos medicamentos para a pressão arterial elevada em alguns pacientes.

A pesquisadora Elina Hyppönen, da Universidade do Sul da Austrália, afirmou que tendo em conta os custos e os efeitos colaterais associados com medicamentos anti-hipertensivos, o potencial de prevenir ou reduzir a pressão arterial e o risco de hipertensão, portanto, com a vitamina D é muito atraente.

Embora a vitamina seja encontrada em salmão, atum e outros peixes oleosos, e é adicionada ao leite com frequência, muito pouco do nutriente cai na corrente sanguínea, em comparação com a exposição ao sol.

Neste estudo, publicado na revista Lancet Diabetes e Endocrinologia, os cientistas usaram dados genéticos de uma base de dados de 146.500 pessoas em toda a Europa e América do Norte. Eles observaram as variantes genéticas no sangue que afetam os níveis de circulação de vitamina D para estabelecer a relação com a hipertensão. Foi constatado que cada aumento de 10% da vitamina no corpo equivaleriam a 8% menos chances de sofrer de hipertensão.

Já que as drogas anti-hipertensivas têm efeitos colaterais comuns como tosse, tonturas, rubor facial e prisão de ventre, os especialistas acreditam que algumas pessoas se beneficiariam dos suplementos.

A Food Standards Agency não recomenda uma dose diária específica de vitamina D a menos que você seja idoso, grávida, asiático, esteja pouco exposto ao sol ou não coma carne ou peixes oleosos. O perigo de tomar doses excessivas por longos períodos é que o corpo absorve muito cálcio, o que poderia enfraquecer os ossos e, possivelmente, danificar o fígado e os rins.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui