Confira o infográfico exclusivo do portal SobrePeso sobre o crescimento no número de casos de obesidade no país, de 2006 até hoje.

A obesidade é uma epidemia global. Estimativas indicam que, hoje, dois bilhões de adultos estão com sobrepeso no mundo. Cerca de 670 milhões deles convivem com a obesidade. Avalia-se que 100 milhões de brasileiros tenham excesso de peso e 36 milhões sejam obesos.

Em 2006, o Brasil passou a contar com um sistema nacional de monitoramento de excesso de peso e obesidade, chamado de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). Feito, como o nome diz, através de entrevistas por telefone, o VIGITEL reúne dados de adultos das capitais de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Os índices de obesidade (definida como um IMC acima de 30) aumentaram em todas as cidades estudadas pelo VIGITEL no período entre 2006 e 2012. No total, a prevalência de obesidade passou de 11,6% para 17,4%. Isso equivale a um aumento médio de 0,89% ao ano.

As pesquisas também mostraram que a obesidade aumentou em homens e mulheres, em todas as faixas etárias e em todos os níveis de escolaridade.

Confira, abaixo, o mapa da obesidade no Brasil entre 2006 e 2012, criado com base nas informações do sistema VIGITEL para as capitais brasileiras.

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta