Nutrição: conheça o pão integral com gostinho de pão branco

Nutrição: conheça o pão integral com gostinho de pão branco

Apesar de mais saudáveis, muita gente torce o nariz para os alimentos integrais. Novo pão é uma tentativa de combater a obesidade e o diabetes tipo 2.

novo pao integral com gosto de branco
O pão integral contém mais nutrientes e fibras do que pães tradicionais, sendo uma ótima pedida para quem precisa controlar a quantidade de alimento ingerido.

Pense em um alimento que todo mundo adora comer todos os dias, é barato, gostoso, fácil de encontrar…só que engorda bastante? E então, você também pensou em pão?!

Na hora de iniciar uma dieta, é comum as pessoas tentarem cortar o pão da alimentação, pois a fama de ser um alimento “gordo” é bastante difundida. E isto é verdade: quase todos os tipos de pãotêm, no geral, uma quantidade relativamente alta de carboidratos e poucos nutrientes.

O pão integral, todavia, possui características que o tornam melhor à saúde. Quando produzido com uma mistura seleta de farinhas e ingredientes pouco processados, o pão integral contém muitas fibras, que ajudam a emagrecer e a fazer o intestino funcionar melhor.

 

FIBRAS – O QUE VALE A PENA SABER

Fibras, apesar de serem carboidratos também, não são “quebradas” pelo nosso organismo. Isto é, fibras não são uma fonte de nutrição para seres humanos. Por isso, ingerir fibras não aumenta a glicemia.

Quando comemos fibras, elas chegam quase “intactas” ao intestino, onde ajudam na evacuação. Além disso, elas aumentam a sensação de saciedade. Quem se alimenta de bastante fibras come menos e sente-se mais satisfeito. Ainda, fibras ajudam a diminuir o colesterol ruim e, em pesquisas científicas, mostraram ser eficazes no controle da glicemia em quem consumia grandes quantidades delas diariamente.

O problema é que muita gente não suporta comer pão integral. A textura é diferente, o sabor é diferente e o preço costuma ser maior. Por isso, o consumo do pão branco continua sendo o campeão em todo o mundo. O fato, associado à falta de fibras na alimentação das pessoas, contribui com as epidemias de obesidade, sobrepeso e diabetes tipo 2 que afetam boa parte dos países.

Um grupo de nutricionistas pretende reverter este quadro. Cientistas da Organização Holandesa de Pesquisas Científicas Aplicadas conseguiram produzir um pão integral com a mesma textura e o mesmo gostinho do pão branco tradicional.

“Nós quisemos colocar os benefícios à saúde do pão integral – e possivelmente mais do que isso – em produtos de panificação que têm o gosto e as qualidades do pão branco”, contou Jan-Willem van der Kamp, líder do grupo de pesquisas.

O “pão branco integral” está em estágios finais de desenvolvimento e pesquisas de validação no mercado. A expectativa é que seu preço seja um pouquinho superior ao do pão branco tradicional quando chegar aos supermercados europeus, mas as vantagens à saúde prometem tornar o custo-benefício muito mais agradável aos bolsos dos aficionados por pães.

FONTE Portal Diabeticool

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta