O melhor tipo de exercício físico para pessoas obesas

O melhor tipo de exercício físico para pessoas obesas

Quais são os tipos de exercício que existem - e qual deles é o mais eficaz para quem deseja perder peso? O dr. Licio Velloso, da FCM-UNICAMP e pesquisador do OCRC, discute o assunto.

 

Sempre que pessoas procuram o médico com o objetivo de tratar doenças metabólicas (obesidade e diabetes) ou cardiovasculares, recebem a recomendação não apenas de modificar seus hábitos alimentares, mas também para aumentar a atividade física. Nesta situação, uma pergunta frequente é…

qual o melhor tipo de atividade física para quem está obeso?

Antes de discutir especificamente esta questão, é importante que sejam definidos alguns conceitos e que alguns alertas sejam feitos.

 

ALGUNS ALERTAS

Pessoas sedentárias nunca devem iniciar atividades físicas sem uma avaliação médica prévia

Vamos começar pelos alertas. Muitas pessoas passam anos – ou até a vida inteira – sem realizar qualquer atividade física de forma regular. Tais pessoas são consideradas sedentárias. Ao procurar um médico, a pessoa sedentária deverá ser submetida a exames cardíacos, vasculares e metabólicos antes de receber uma recomendação para prática de exercícios. Isto é muito importante pois, se a pessoa nunca fez atividade física na vida (ou fez muito pouco), existe o risco de ser portadora de algum problema que possa se manifestar quando ela começar a se exercitar. Existem problemas do coração, dos vasos sanguíneos ou outros que podem ficar silenciosos quando a pessoa pratica pouco ou nenhum exercício, porém podem passar a se manifestar de forma intensa e com grande risco quando a pessoa faz exercício. Assim, o alerta aqui é para que as pessoas sedentárias nunca iniciem atividade física sem uma avaliação médica prévia.

 

CONCEITOS: OS TIPOS DE ATIVIDADE FÍSICA

Quanto aos conceitos, uma dúvida comum quando se inicia a atividade física é qual tipo de atividade física deve ser realizada.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, existem quatro tipos de atividade física:

  • aeróbia,
  • fortalecimento da musculatura,
  • fortalecimento dos ossos e
  • alongamento.

Para simplificar nossa conversa, vamos nos concentrar nas atividades aeróbias e de fortalecimento da musculatura.

tipos de exercicio fisico

Na atividade física aeróbia, a pessoa exercita vários grupos musculares (pernas, braços, abdome) de forma contínua e não muito intensa, por períodos relativamente longos de tempo. Espera-se que durante a execução da atividade física aeróbia ocorra um moderado aumento das frequências respiratórias e cardíacas e que, com o passar do tempo de treinamento, o condicionamento físico da pessoa vá melhorando gradativamente. Exemplos de atividades aeróbias são:

  • caminhada em ritmo acelerado por tempo moderadamente longo;
  • corrida leve ou moderada por tempo relativamente longo;
  • ciclismo em ritmo leve ou moderado por tempo relativamente longo;
  • natação em ritmo leve.

Na atividade física para fortalecimento muscular, a pessoa exercita, em momentos distintos, determinados grupos musculares, colocando uma certa carga de resistência que exige a aplicação de força para que o exercício possa ser executado. Em geral, em cada ciclo de exercício repetem-se os movimentos algumas vezes, e em seguida o grupo muscular exercitado é alterado. Espera-se que, ao longo do tempo, a força e a massa muscular de todos os grupos de músculos exercitados vá aumentando. A musculação é o exemplo típico de atividade física para fortalecimento da musculatura.

 

E ENTÃO, QUAL O MELHOR TIPO DE EXERCÍCIO?

Muito bem, com estes alertas e conceitos em mente, vamos partir agora para a resposta da nossa pergunta principal, ou seja; qual tipo de exercício deve ser realizado.

A escolha do tipo de exercício depende muito do objetivo a ser alcançado. Assim, nesta postagem escolhi a seguinte situação: uma pessoa (pode ser homem ou mulher) com mais de 60 anos de idade, obesa e sedentária que procura o médico para perder peso. Quando pacientes idosos são submetidos a abordagens que levam à perda de peso, há o risco de que, em paralelo à perda de peso, ocorra também perda de massa muscular, aumentando a fragilidade e o risco de lesões. Isto pode ser um problema sério para pessoas nesta faixa etária.

Assim, um grupo de pesquisadores americanos realizou uma pesquisa na qual acompanhou 141 pessoas durante 6 meses. Os pacientes foram divididos em três grupos: no primeiro grupo, receberam recomendação dietética e foram orientados à prática de atividade física aeróbia; no segundo grupo, receberam a mesma orientação dietética, porém realizaram atividade para fortalecimento muscular; no terceiro grupo, mais uma vez a orientação nutricional foi a mesma, porém a atividade física foi mista, um pouco aeróbia e um pouco para fortalecimento muscular. Importante lembrar que os educadores físicos que participaram do estudo tomaram todos os cuidados para que tempo e intensidade da atividade física fossem similares entre os três grupos.

melhor exercicio fisico para idosos

Durante todo o período do estudo, os pacientes foram avaliados para vários parâmetros. Os resultados mais importante foram:

  1. a perda de peso foi igual nos 3 grupos;
  2. entretanto, no grupo com atividade física aeróbia, houve perda de gordura e maior perda de massa magra (ou seja, de músculo);
  3. além disso, o grupo com atividade física aeróbia também apresentou um pouco de perda de massa óssea; a capacitação física, foi melhor nos grupos que fizeram atividade aeróbia e mista;
  4. o ganho de força muscular foi melhor nos grupos que fizeram atividade para fortalecimento muscular e atividade mista.

Assim, os pesquisadores concluíram que, considerando todos os benefícios e todos os eventuais problemas, pacientes obesos idosos, quando autorizados pelos médicos, devem dar preferência à atividade física mista, ou seja, metade do tempo em aeróbia e metade do tempo em musculação.

 

Principal referência para esta postagem: Villareal. New England Journal of Medicine (2017)376:1943.

Texto publicado originalmente no blog http://cienciasaudeliciovelloso.blogspot.com.br

 

perfil licio a velloso unicamp
SOBRE O AUTOR:

 

Licio A. Velloso é Professor de Medicina na UNICAMP. Atua nas áreas de obesidade, doenças metabólicas, inflamação e resposta do sistema imune. Autor de mais de 200 artigos científicos. Membro da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador do OCRC.

FONTE Licio A. Velloso

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