Uma pessoa é considerada obesa quando tem muito mais gordura no corpo do que o necessário para seu funcionamento adequado.

Todos nós precisamos de gordura no organismo. Dentre as principais funções da gordura estão a manutenção da temperatura e do equilíbrio de energia, além da ajuda na absorção de algumas vitaminas essenciais (saiba mais aqui). Mas o excesso de gordura torna-se prejudicial à saúde, aumentando os riscos para diversas doenças, como o diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.

Não é à toa que mencionamos doenças no mesmo parágrafo que define “obesidade”. Muita gente não sabe, mas a obesidade é considerada, também, uma “doença”. Isto porque o excesso de peso não traz benefício algum para o corpo. Pelo contrário, apenas gera uma série de complicações no organismo que, com o tempo, podem se tornar fatais.

 

SERÁ QUE EU ESTOU “GORDINHO” OU “OBESO”?

Se a obesidade é tão perigosa, é bom saber diferenciá-la do “estar gordinho”. Não é porque alguém esteja acima do peso que está necessariamente com obesidade. Existe uma escala – chamada de IMC – que ajuda a definir o peso certo de acordo com a sua altura. Se estiver acima do peso adequado, você pode estar com sobrepeso (o nome deste site!), que é uma situação menos danosa à saúde e popularmente conhecida como “gordice”, ou com obesidade. Como distinguir sobrepeso da obesidade? Vamos aprender a calcular o IMC (é super fácil!).

 

Descobrindo a obesidade através do IMC

Uma maneira bastante utilizada de diferenciar entre o peso normal, o sobrepeso e a obesidade é o chamado Índice de Massa Corporal, ou IMC. Tudo o que você precisa saber para calcular o IMC é o peso e a altura da pessoa.

A conta é assim: é o peso (em quilos) dividido pelo quadrado da altura (em metros).

Exemplo: pessoa de 70kg e 1,70m. A conta fica 70 / 1,7 x 1,7 = 24.22

Para facilitar ainda mais, preparamos uma calculadora de IMC para você!

Após fazer a conta, compare o resultado com a tabela abaixo. Um IMC entre 25 e 30 é considerado sinal de sobrepeso. Maior que 30 indica obesidade.

 

É possível também medir a cintura

Existe ainda uma outra maneira de determinar se uma pessoa está obesa. Basta pegar uma fita métrica e medir a circunferência da cintura, na região logo acima dos ossos da bacia e abaixo do tórax.

Em mulheres, uma circunferência de 89 cm ou mais é considerada prejudicial à saúde. No caso dos homens, o limite saudável máximo é de 101 cm.

LINKS

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui