Óleo de coco: superalimento ajuda a controlar a pressão alta

Óleo de coco: superalimento ajuda a controlar a pressão alta

Aliado a exercícios físicos, o óleo de coco pode ser um delicioso auxiliar na hora de baixa a pressão do sangue. Receita inclusa na matéria!

oleo de coco hipertensao

O óleo de coco uma das poucas comidas que podem ser consideradas um “superalimento”. Sua combinação única de ácidos graxos resulta em efeitos profundamente positivos na saúde, incluindo perda de peso, melhora na função cerebral e vários outros benefícios.

Em vista de tantas vantagens para o organismo, pesquisadores do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal da Paraíba resolveram testar se a combinação de um consumo diário de óleo de coco, aliado a exercícios físicos, melhoraria a saúde cardiovascular, diminuiria a pressão sangüínea e o estresse oxidativo. Os resultados foram publicados esta semana no periódico científico Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism.

Os experimentos foram realizados em ratos naturalmente hipertensos. Os cientistas descobriram que tanto o óleo de coco quanto as atividades físicas resultaram em menor peso corporal nos animais, quando comparados aos grupos de ratos que não ingeriram o óleo nem praticaram exercícios durante as 5 semanas do estudo.

Além disso, o consumo do óleo e os exercícios, independentemente, reduziram um pouco a pressão sangüínea. Todavia, apenas quando os dois foram unidos – ou seja, ratos hipertensos que fizeram atividades físicas e, também, tomaram óleo de coco – é que a pressão ficou em valores considerados “saudáveis”.

“Esta é uma descoberta importante, já que o óleo de coco é atualmente considerado um “superalimento” popular e é consumido por atletas e por pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável”, disse o dr. Valdir de Andrade Braga, um dos autores do trabalho.

“A possibilidade de usar o óleo de coco como auxiliar no tratamento da hipertensão é mais um benefício adicionado à lista associada ao seu consumo. Nosso próximo passo é começar testes clínicos, para verificar se conseguimos reproduzir estes resultados em pacientes humanos com hipertensão”, afirmou o pesquisador.

 

Especial: Aprenda a fazer Purê Cremoso de Abóbora com Óleo de Coco!

Ingredientes:
  • 1 abóbora paulistinha média sem caroço cortada em cubos e cozida no vapor
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 dentes de alho médios ralados
  • Sal, ervas frescas, canela e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Bata a abóbora cozida com o alho e os temperos. Em uma panela, misture a abóbora batida com ½ xícara de leite de coco e 1 colher de sopa de óleo de coco. Aqueça em fogo médio, mexendo sem parar, por cerca de 5 minutos, até soltar do fundo da panela. Se quiser um sabor especial, acrescente canela ou ervas frescas, como tomilho, alecrim e sálvia.

FONTE Redação SobrePeso

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta