Pesquisa: talheres pesados fazem a comida parecer mais gostosa!

Estudo da Universidade de Oxford mostra que, quanto mais pesado o talher, melhor o gosto da comida. Descoberta traz implicações para a perda de peso. Entenda.

talheres influenciam comida

Cientistas descobriram uma nova maneira de fazer as pessoas comerem bem: caprichar no garfo e na faca. É isto mesmo: a idéia é investir em talheres especialmente feitos para induzir hábitos saudáveis de alimentação.

[quote_right]Quanto mais pesado o talher, mais uma pessoa pagaria pela comida[/quote_right]

Segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, os talheres têm grande influência na maneira como percebemos os alimentos. Dependendo do talher, um prato fica mais ou menos gostoso, dá mais ou menos vontade de comer.

Sendo assim, porque não criar talheres que, por exemplos, fizessem as comidas cheias de açúcar não serem tão atrativas? Ou então induzir-nos a comer menos gorduras? Para tanto, não é necessário nenhum “ingrediente” secreto nos talheres: basta que eles sejam do formato e peso corretos.

 

PESO DO TALHER MUDA A PERCEPÇÃO DA COMIDA

talheres certos para a refeicao
Os talheres certos podem tornar qualquer comida mais gostosa, sugere estudo.

A novidade foi publicada no periódico científico Flavour e se baseou em um estudo sobre como o peso dos talheres muda a maneira de perceber os alimentos.

Participaram do experimento 130 “sortudos”, que ganharam uma refeição no restaurante de um hotel. Todos comeram exatamente o mesmo prato: truta com purê de batata, espinafre e alcaparras, acompanhada de camarões na manteiga. A diferença: metade deles comeu com talheres pesados, a outra metade com talheres simples, que pesavam três vezes menos.

A percepção da qualidade da comida por quem usou os talheres pesados foi muito melhor. Quando perguntados quanto teriam pagado pelo prato, estes voluntários disseram preços 15% maiores do que quem utilizou os garfos e facas normais, indicando que apreciaram mais o que comeram.

Os usuários dos talheres pesados, além disso, afirmaram que a comida tinha gosto melhor e tinha apresentação mais bonita.

 

UMA EXPLICAÇÃO SUBCONSCIENTE

“É provável que os valores positivos e negativos que atribuímos aos talheres seja “transferido” para a maneira como julgamos a comida”, explicou Charles Michel, cozinheiro-chefe no Laboratório de Pesquisas Crossmodal da Universidade de Oxford e principal autor do estudo.

copo grande de cerveja
Não só garfo e faca mudam a maneira como ingerimos alimentos. Copos grandes, por exemplo, estimulam maior consumo de bebidas.

Este fenômeno é conhecido como “transferência de sensação“. Segundo Charles, manejar garfos pesados pode fazer a pessoa prestar mais atenção ao próprio ato de comer, aproveitando, assim, a refeição com maior entusiasmo.

Pesquisas como esta são conhecidas pelo apelido de “gastrofísica“, e tentam entender como fenômenos físicos (cor, luz, som etc) modificam nosso jeito de comer.

Algumas revelações da “gastrofísica” são:

  • Experimentos mostraram que a música ambiente tocada em um restaurante pode influenciar a percepção do quão doce, salgado ou azedo é um alimento;
  • Outro estudo mostra que comer em um prato redondo fundo fez as pessoas se sentirem mais saciadas, mesmo tento comido menos!

 

 

DIETA NO FORMATO “DEDO HUMANO”

garfo e faca de dedo
Novos talheres sendo desenvolvidos para dieta terão formato similar a um dedo humano, e poderão ser utilizados como estes de plástico da imagem.

Sabendo disto, Michel acredita que novos experimentos ajudarão a elucidar quais elementos influenciam nossa percepção dos alimentos. Através deste conhecimento, será possível fazer as pessoas comerem menos e melhor.

“O design dos produtos define a maneira como os utilizamos. Copos grandes farão você colocar um monte de bebida, então você bebe mais”, explica o pesquisador. “Se lhe derem uma colher grande para se servir, você colocará mais comida no prato”.

Michel está desenvolvendo, junto a artesãos, novos talheres, pratos e copos moldados para induzir as pessoas a comer melhor. Um primeiro protótipo é uma colher que lembra um dedo humano. Segundo pesquisas, o formato faz com que o usuário sinta um sabor mais doce ou mais salgado nos alimentos, o que poderia ser utilizado, por exemplo, para tornar mais atrativas comidas com pouco açúcar ou pouca gordura.

Seria tão bom se perder peso fosse simplesmente uma questão de escolher o garfo certo, não é mesmo?!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui