Qual a melhor dieta: comer menos gorduras ou menos açúcares?

Pesquisa faz comparação direta entre dietas que restringem gorduras e outras que cortam a quantidade de açúcares ingeridos. Descubra qual delas mais ajuda a emagrecer.

comer menos acucar

Iniciamos hoje uma série especial de reportagens sobre as melhores maneiras de se fazer dieta. As dicas são baseadas nos mais recentes estudos científicos sobre o assunto!

Para começar, uma pergunta. O que é melhor: uma dieta com poucos carboidratos ou uma dieta com pouca gordura?

Com tantas dietas possíveis e disponíveis atualmente, talvez você já tenha se perguntado alguma vez qual dessas opções seria a melhor: comer poucos carboidratos (açúcares) ou comer pouca gordura? A resposta, segundo uma nova pesquisa, é clara: a dieta mais eficiente é a de poucos carboidratos. Vamos ver por quê?

O estudo, realizado por pesquisadores americanos, acompanhou, durante 12 meses, 119 voluntários obesos que não tinham diabetes nem doenças cardiovasculares. Dentre eles, 59 fizeram uma dieta com ingestão de no máximo 40 gramas de carboidratos por dia. Os demais 60 participantes não poderiam obter mais de 30% do total de sua energia diária de gorduras (destes 30%, no máximo 7% podiam ser de gorduras saturadas). Todos realizaram a mesma quantidade de exercícios físicos, para que esse fator não influenciasse nos resultados.

 

GRANDES DIFERENÇAS

Após o período de um ano, quem fez a dieta pobre em carboidratos perdeu, em média, 5,4kg. Já quem fez a dieta pobre em gordura perdeu 1,8kg. Além disso, quando comparada com a dieta de pouca gordura, a dieta de poucos açúcares resultou em melhores níveis de HDL (o “colesterol bom”) e triglicérides. Ambas dietas também melhoraram os níveis de LDL (o “colesterol ruim”).

“Nosso estudo demonstrou que uma dieta pobre em carboidratos pode resultar em maior perda de peso e maior redução de riscos de doenças cardiovasculares do que uma dieta pobre em gordura”, escreveram os pesquisadores, liderados por Lydia Bazzano, em artigo publicado recentemente na revista científica Annals of Internal Medicine. “A restrição de carboidratos, portanto, pode ser uma boa opção para quem é obeso e deseja perder peso e diminuir as chances de ter problemas relacionados ao coração”.

alimentos acucarados
Alimentos açucarados: evitá-los é um atalho poderoso e eficiente na hora de perder peso.

 

POR QUE COMER MENOS AÇÚCAR FAZ BEM AO CORPO

Apesar dos mecanismos por trás dessas diferenças ainda não estarem totalmente esclarecidos, os pesquisadores sugerem que uma possível explicação é que a dieta de poucos carboidratos reduz o total de gordura no corpo e, consequentemente, contribui para a perda de peso. Segundo outra pesquisa, essa dieta também teria um efeito mais favorável quanto ao gasto de energia do organismo.

Estudos científicos semelhantes já demonstraram, assim como este, que tanto dietas baseadas em poucos carboidratos como dietas baseadas em pouca gordura podem resultar na perda de peso e em uma vida mais saudável. Então vale sempre ressaltar que antes de se comprometer com um determinado estilo de alimentação, seja ele qual for, é importante consultar um médico, nutricionista ou profissional da saúde para saber qual a dieta que é a melhor para você.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui