Qual o jeito certo de andar para perder mais calorias?

Qual o jeito certo de andar para perder mais calorias?

Aprenda como gastar mais calorias e acelerar o emagrecimento durante as caminhadas.

mulheres caminhando no parque

Andar é uma das maneiras mais agradáveis de perder peso. A atividade pode ser feita em praticamente qualquer lugar e não exige grande preparo físico. E os benefícios à saúde são vários, indo muito além da queima de calorias (veja no box ao lado).

Mas caminhar pode se tornar ainda mais eficiente se soubermos como andar do jeito certo para emagrecer mais.

Uma nova pesquisa científica revela que mudar a velocidade da caminhada pode aumentar em até 20% o gasto de calorias. Para quem pretende enxugar uns quilinhos andando, a novidade vale a pena ser testada.

 

A CIÊNCIA DA CAMINHADA PERFEITA

Caminhar todos os dias…

  • Previne doenças como o diabetes tipo 2 e a hipertensão
  • Melhora o humor
  • Fortalece os ossos
  • Aprimora o equilíbrio e a coordenação

Os cientistas explicam, no estudo, que andar é uma atividade mecânica com similaridades com o funcionamento de um carro. Assim como o motor gasta mais combustível para fazer o carro começar a andar do que para mantê-lo em movimento, o mesmo acontece com nosso organismo.

Para o corpo humano, manter-se caminhando de maneira constante, em linha reta e na mesma velocidade, é mais “fácil” do que se caminharmos alternando velocidades ou fazendo curvas.

“Caminhar em qualquer velocidade gasta energia, mas quando você está mudando de velocidade, é como se estivesse pisando no freio ou no acelerador. Mudar a energia cinética da pessoa requer mais trabalho das pernas, e este processo certamente queima mais energia”, explica a doutora Nidhi Seethapathi, principal autora do estudo e professora de engenharia mecânica.

caminhar com o cachorrinho

Os pesquisadores descobriram que, durante as caminhadas do dia a dia, até 8% de toda a energia é gasta simplesmente na hora de parar ou começar a andar.

A dica, portanto, é nunca manter a mesma velocidade na hora das caminhadas. Alterne o passo. Acelere em alguns momentos, pare, ande mais devagar, acelere de novo. Faça curvas. O método é evitar ficar “em modo automático”, andando em linha reta e com passo constante.

Outra descoberta do estudo é que as pessoas tendem a caminhar de maneira mais lenta quando vão percorrer uma distância curta, e aumentam a velocidade se a distância for maior. Estas descobertas poderão ajudar não apenas a otimizar os exercícios físicos, mas também melhorar o tratamento de pessoas que passam por fisioterapias.

 

DICA PARA GASTAR BASTANTE ENERGIA AO ANDAR

Para quem pretende calçar os tênis de caminhada e adotar uma nova estratégia para gastar mais energia, a pesquisadora dá algumas sugestões.

“Como andar de maneira a gastar mais energia? Simplesmente faça coisas ‘malucas’. Ande com uma mochila nsa costas, com pesos presos às pernas…ande um pouco, pare, e repita. Caminhe fazendo curvas ao invés de seguir uma linha reta”, ensina a pesquisadora Nidhi.

O estudo foi publicado na edição de setembro do periódico científico Biology Letters e liderado por pesquisadores da The Ohio State University, nos EUA.

FONTE Redação SobrePeso

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta