Queijos, leite, manteiga e iogurtes: alimentos poderosos na dieta

Nova pesquisa mostra que consumir derivados do leite ajuda a controlar a pressão sangüínea, ajuda a controlar o peso e pode prevenir o diabetes tipo 2.

derivados do leite alimentacao

Comer alimentos derivados de leite é uma paixão nacional – os deliciosos pães de queijo, doces com iogurtes e de leite estão aí para provar! Se feito com moderação, o consumo destes alimentos é considerado benéfico à saúde, pricipalmente pela grande quantidade de cálcio que eles fornecem (o cálcio, vale lembar, é uma das melhores armas para se evitar problemas nos ossos, como a osteoporose!). Guias alimentares modernos indicam a ingestão de 2 a 4 porções deles todos os dias.

[quote_right]DICA: 1 porção de derivados de leite = 1 copo (dos de requeijão) de iogurte natural ou 1 xícara de leite desnatado ou 1 fatia (50 g) de queijo minas![/quote_right]

Uma nova pesquisa encorpa as evidências de que derivados do leite são benéficos ao corpo – e apontam um ácido presente nestes alimentos como o responsável por isto.

 

QUEIJO PARA CONTROLAR A PRESSÃO?

Publicado no periódico científico Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, o estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Laval, no Canadá, constatou que quem se alimentava com as quantidades diárias recomendadas de queijos, leite, manteiga ou iogurtes apresentava pressão sangüínea mais bem controlada. Casos de hipertensão entre este grupo eram quase inexistentes.

Além disso, os homens que participaram no estudo e que ingeriam derivados de leite na medida indica tinham peso menor do que os demais.

E tem mais: os voluntários que eram fãs de leites e queijos também tinham a glicemia (quantidade de açúcar no sangue) menor, um ótimo indicador de que estão evitando o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

vaquinha feliz leite

 

MAIS INFORMAÇÕES

Os pesquisadores acreditam que o ácido trans-palmitoleico, fartamente presente nos alimentos relacionados ao leite, é o responsável pelos benefícios à saúde citados.

Os cientistas responsáveis pelo trabalho afirmam que mais estudos são necessários a fim de se comprovar a eficácia dos laticínios no controle da glicema e da pressão, mas que este estudo mostra, pelo menos, que o consumo moderado destes alimentos não traz grandes malefícios ao corpo – muito pelo contrário.

Para quem consome menos do que 3 porções destes alimentos por dia fica a dica: comece o dia com um pãozinho de queijo ou pão com manteiga e uma fatia de queijo. Ao longo do dia, coma iogurtes ou demais produtos lácteos. A sua saúde agradece!

 

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