Quem come bem ouve melhor, revela novo estudo

Audição é protegida em pessoas que seguem uma dieta saudável, mesmo estando expostas à poluição sonora severa.

perda de audicao alimentacao
[dropcap type=”1″]E[/dropcap]sta novidade da Ciência é música para os ouvidos de quem segue uma alimentação saudável. De acordo com nova pesquisa da Universidade da Flórida, publicada no periódico International Journal of Audiology, comer do jeito certo ajuda a manter a audição boa por mais tempo.

[quote_right]Dica de receita deliciosa repleta de fibras: QUIBE LIGHT DE CENOURA![/quote_right]

A conclusão veio após análise de hábitos de alimentação de mais de 2.300 pessoas. Todas elas participaram de um questionário, que dava notas de 0 a 100 de acordo com a qualidade da alimentação. Ganhava mais pontos quem ingeria muitas frutas, fibras e vegetais, além de limitar o consumo de sal, colesterol e gorduras (em especial a saturada).

Os participantes do questionário também fizeram testes auditivos. A partir destes dados, foi possível correlacionar a qualidade da alimentação com a capacidade auditiva das pessoas.

 

O PODEROSO SOM DOS ALIMENTOS

[dropcap type=”1″]O[/dropcap]s resultados mostraram uma situação interessante. Quem vivia em áreas barulhentas, ou que ficava constantemente frente à poluição sonora, naturalmente tinha níveis de audição piores – isto é, escutava menos.

Porém, aqueles que viviam em áreas barulhentas mas que se alimentavam de maneira saudável tinham um nível de audição igual ao das pessoas que se expunham à pouca poluição sonora, mas que comiam mal.

Ou seja, comer bem parece proteger os ouvidos contra danos vindos do meio em que vivemos. Mesmo a poluição sonora não é páreo para os efeitos protetores dos alimentos. Em resumo, quem come bem ouve melhor.

dicas alimentacao saudavel

CORPO É UMA ORQUESTRA EM SINTONIA

[dropcap type=”1″]N[/dropcap]ossa saúde auditiva está ligada à nossa saúde geral”, afirma Christopher Spankovich, professor no Departamento de Ciência da Fala, Linguagem e Audição da Universidade da Califórnia e principal autor do estudo científico.

[quote_right]Veja também: Receita de Torta Rápida de Espinafre![/quote_right]

“O sistema auditivo depende da nossa saúde cardiovascular, neural e metabólica. Se nós não formos saudáveis no geral, faz sentido isto acarretar em chances maiores de perder a audição”, explicou o cientista.

O estudo mostra uma associação entre boa alimentação e a qualidade da audição, mas não indica causa e efeito. Enquanto os pesquisadores buscam explicar melhor esta história através de novos estudos, vale a pena seguir a dica: acrescente mais verduras, frutas e fibras na sua rotina alimentar. Seu corpo inteiro – até mesmo o ouvido! – agradecerá.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui