Quer baixar o colesterol? A dica é comer abacate!

O abacate contém muitas gorduras, mas elas são “do bem” e ajudam a diminuir a quantidade de colesterol ruim no corpo.

abacate saude

Você gosta de comer abacate? Apesar de não ser a fruta mais popular aqui no Brasil, vale a pena incluí-la mais vezes na alimentação. A dica vem de uma nova pesquisa científica, mostrando que o consumo de abacate diminui o colesterol ruim em quem está acima do peso, ajudando a proteger o corpo de doenças cardiovasculares.

[quote_right]Resultados positivos surgiram rápido, após 5 semanas de consumo do fruto.[/quote_right]

A pesquisa, publicada no Journal of the American Heart Association, comparou os resultados de três dietas diferentes, seguidas ao longo de cinco semanas. As três tinham a intenção de diminuir o colesterol dos voluntários, mas apenas uma delas incluía a ingestão de um abacate por dia. As outras duas focavam na ingestão de menos gorduras.

Após 5 semanas de dieta, aqueles que comeram um abacate por dia estavam com a saúde muito melhor do que os integrantes dos demais grupos. O grupo do abacate teve a maior diminuição na quantidade de colesterol ruim no sangue, assim como de triglicérides.

 

CONTÉM GORDURAS DO BEM

O abacate foi escolhido para a pesquisa por ser uma rica fonte de gorduras – a cada 100 gramas, a fruta tem, aproximadamente, 15 gramas de gorduras.  Porém, estas gorduras são “gorduras boas”, pois não trazem tantos efeitos negativos ao organismo e, ainda, ajudam a diminuir o colesterol ruim.

[quote_right]Abacate é “gorduroso”, mas de um tipo que faz bem.[/quote_right]

Penny Kris-Etherton, professora de nutrição na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, e principal autora do estudo, comenta: “Nós temos que incentivar as pessoas a seguir dietas que façam bem ao coração e que incluam abacates, além de outros nutrientes que também sejam fontes de gorduras boas”.

“Nos Estados Unidos, abacates não são, ainda, um alimento popular, e eles podem ser caros em algumas épocas do ano. Além disso, muita gente ainda não sabe como incorporá-los à dieta – a não ser na forma de ‘guacamole’. Mas a guacamole é tipicamente feita como acompanhamento de salgadinhos, os quais contêm muitas calorias e sódio”, explica a cientista.

Todavia, abacates podem, também, ser comidos com saladas, vegetais, sanduíches, carnes leves (como frango e peixes) e alimentos integrais”.

guacamole abacate
O guacamole é um molho típico mexicano, feito com abacates. Apesar de fazer bem à saúde, é preciso ficar atento com os acompanhamentos, geralmente muito salgados e gordurosos.

 

AS MIL E UMA VANTAGENS DO ABACATE

  • Açúcar – O abacate é uma das frutas com menor quantidade de açúcar – ele tem apenas 0,7 gramas de açúcar a cada 100 gramas de fruta.
  • Potássio – Abacates são uma boa fonte de potássio – cada 100 gramas de fruta contêm 485mg de potássio (mais do que a banana, por exemplo).
  • Fibras – Um abacate médio tem aproximadamente 11 gramas de fibras – quase metade da recomendação de consumo diário!
  • Guacamole – O abacate é o ingrediente principal do guacamole, molho típico do México – país de origem dos abacateiros.

 

Receita Rápida com Abacate – Vitamina de Abacate e Melão

Ingredientes
  • 1/2 unidade(s) de abacate
  • 1 colher(es) (chá) de aveia
  • 1/2 unidade(s) de melão
  • quanto baste de açúcar
  • quanto baste de gelo
  • 100 ml de leite de soja
Como fazer
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Coe bem.
  3. Sirva gelado.
  4. Decore com uma fatia de carambola.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui