Revista em Quadrinhos sobre Diabetes é lançada por Centro de Pesquisas da...

Revista em Quadrinhos sobre Diabetes é lançada por Centro de Pesquisas da UNICAMP

Saiba como ler e participar dos desafios da revista em quadrinhos, produzida pelo Centro de Pesquisas em Obesidade e Comorbidades (OCRC) da UNICAMP.

OCRC revista em quadrinhos diabetes

As questões mais relevantes para quem está com diabetes são discutidas na HQ

Quase todo mundo conhece alguém que está com diabetes. Hoje, no Brasil, já são mais de 12 milhões de pessoas que convivem com a condição, e este número cresce a cada ano. Apesar de ser uma doença comum e bem reconhecida, ser diagnosticado com diabetes ainda é um momento difícil, que gera muitas dúvidas e incertezas.

O que está acontecendo com meu corpo? Que tipo de medicamento deverei tomar? O que eu posso ou não posso comer? Há cura para meu diabetes?

HQ diabetes OCRC pagina 05
Temas como a alimentação do diabético também são debatidos de forma simples e clara.

Para ajudar a responder a estas e outras questões, o Centro de Pesquisas em Obesidade e Comorbidades (OCRC) da UNICAMP lança agora uma revista em quadrinhos educativa sobre o tema.

Diferente de outras revistinhas já lançadas sobre diabetes, a obra do OCRC pretende responder as dúvidas mais comuns entre diabéticos. O roteiro foi preparado após extensa pesquisa sobre quais são as principais dificuldades em compreender a doença e os tratamentos atualmente existentes.

Questões como a ingestão de alimentos doces, a maneira certa de se alimentar, a importância dos exercícios físicos e os motivos pelos quais o açúcar se acumula no sangue são debatidos de maneira clara e divertida.

 

SITUAÇÕES DO COTIDIANO GANHAM PAPEL DE DESTAQUE

Na revistinha, acompanhamos a história da Ana, recém-diagnosticada com diabetes tipo 2. Preocupada com a novidade, ela conversa com seu sobrinho João, diabético tipo 1 há vários anos e “craque” nos conhecimentos sobre a doença.

HQ diabetes OCRC pagina 07
Roteiro foi elaborado levando em consideração as dúvidas mais comuns do público-alvo.

A partir desta premissa, a revista aborda as diferenças entre os tipos de diabetes e expõe um painel de situações do cotidiano, explicando como o diabetes pode ser bem administrado em todos os casos.

Ao final da revistinha, há ainda um quiz que testará os conhecimentos adquiridos ao longo da leitura. As respostas podem ser lidas no site especial criado na página do OCRC.

Clique aqui para ler a revistinha!

A revista em quadrinhos é parte dos esforços do OCRC em divulgar informação científica de qualidade para a população. O portal SobrePeso, focado em hábitos de vida saudáveis e que promovem saúde e bem-estar, também faz parte do trabalho de divulgação científica do Centro.

FONTE Redação SobrePeso

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta