Temperar bem a comida (especialmente com pimenta!) melhora a saúde?

Temperar bem a comida (especialmente com pimenta!) melhora a saúde?

Pesquisa analisou hábitos alimentares de centenas de milhares de pessoas. Quem comia mais temperos – especialmente a pimenta – esbanjou saúde.

Um estudo feito com quase meio milhão de chineses sugere que comer temperos e especiarias é associado à melhora da saúde, a anos a mais de vida e proteção contra várias doenças.

Os autores do trabalho, liderados por cientistas da Academia Chinesa de Ciências Médicas, deixam bem claro que os dados não garantem certezas definitivas, mas todas as evidências indicam que temperar bem os alimentos – especialmente com pimenta! – pode ser uma ótima e saudável opção para quem quer se alimentar melhor.

As conclusões do estudo foram publicadas no The BMJ, um dos mais antigos e respeitados periódicos médicos do mundo.

COMO FOI FEITO O EXPERIMENTO?
the bmj pimenta saude
Capa do respeitado periódico científico The BMJ: destaque para as propriedades da pimenta.

Dados de saúde e de hábitos de vida de mais de 487 mil chineses vem sendo coletados desde 2004, através de questionários mensais que os próprios voluntários respondem, em um projeto chamado Kadoorie Biobank. A idéia é acompanhar a evolução da saúde destas pessoas e, conforme o tempo passa, correlacionar os parâmetros obtidos no questionário com riscos de doenças e a mortalidade.

Participam homens e mulheres de 30 a 79 anos. Os parâmetros estudados incluem saúde geral, medidas físicas, tipos de alimentos consumidos e bebidas. Para este estudo em específico, foram excluídos os voluntários com histórico de câncer, doenças do coração e derrames. Fatores como idade, estado civil, nível educacional e prática de atividades físicas foram levados em consideração.

 

Consumo de pimenta foi associado a maior sobrevida

Comparando os dados de saúde e as taxas de falecimentos entre os voluntários do estudo, os pesquisadores perceberam que quem comeu condimentos e especiarias toda semana, na maioria das refeições, tinha riscos 14% menores de morrer.

O resultado positivo foi igual para homens e mulheres. Além de chances menores de falecer, o consumo de comidas bem temperadinhas foi associado a menos mortes por doenças cardíacas, do aparelho respiratório e diversos tipos de câncer.

 

QUAIS SÃO ESTES CONDIMENTOS BONS PARA A SAÚDE?

Apesar de ter sido realizado na China, o tempero mais utilizado por quem participou do estudo é bem conhecido aqui no Brasil: a pimenta.

Não é a primeira vez que a capsaicina, composto presente nas pimentas, é relacionado à boa saúde. Pesquisas anteriores encontraram propriedade anti-obesidade, anti-inflamação e anticâncer nesta molécula natural.

Pimenta fresca ou seca foi utilizada na maior parte das refeições dos chineses. Uma análise detalhada dos dados revelou que o uso de pimenta fresca pode ser correlacionado à proteção contra doenças como o câncer, enfarto e diabetes.

O efeito protetor, afirmam os pesquisadores, provavelmente é decorrente de compostos químicos presentes em altas quantidade na pimenta fresca, como a capsaicina e a vitamina C.

salada de beringela light saudavel
Receita de Salada de Beringela Lighjt – receita tem toque marcante da pimenta (link)

 

NA DÚVIDA, VALE A PENA APIMENTAR AS REFEIÇÕES?

A revista The BMJ comentou a descoberta dos pesquisadores chineses. Em um editorial acompanhando o artigo científico, a publicação lembra que é difícil tirar conclusões a partir de estudos nos quais os próprios participantes fornecem as informações sobre os hábitos de alimentação (afinal, como garantir que as respostas dos questionários são sempre sinceras?!). Então, mais estudos são necessários a fim de comprovar a eficácia da pimenta e de demais temperos na manutenção da boa saúde.

Porém, como lembra a editorialista, enquanto ainda não temos certezas…porque não caprichar no preparo dos alimentos adicionando, de bom grado, uma deliciosa pimentinha?

 

HORA DA RECEITA! MOUSSE DE CHOCOLATE COM PIMENTA

receita mousse de chocolate com pimenta saudavel

A receita a seguir rende oito porções, de apenas 158kcal cada.

INGREDIENTES
  • 1 colher (chá) de gelatina sem sabor
  • 4 colheres (sopa) de água
  • 2/3 xícara (chá) de cacau em pó não adoçado
  • ¼ xícara (chá) de açúcar cristal
  • 2 olheres (chá) de pimenta chili em pó
  • 1 colher (chá) de pó de café instanâneo
  • ½ olher (chá) de sal
  • 1 ovo grande
  • ¾ xícara (chá) de leite desnatado
  • 60 g de chocolate amargo picado
  • 1 ½ colher (chá) de essência de baunilha
  • 4 claras
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • ½ colher (chá) de fermento em pó

COMO PREPARAR
  • Em uma tigela pequena, polvilhe a gelatina sobre duas colheres (sopa) de água. Misture e reserve.
  • Numa panela grande, misture o cacau, o açúcar cristal, a pimenta, o café e o sal. Acrescente o ovo batido e depois o leite. Leve para cozinhar em fogo brando, mexendo sempre.
  • Mexa até começar a engrossar e retire do fogo. Misture imediatamente com a gelatina amolecida, o chocolate e a baunilha. Misture bem até que o chocolate derreta e esteja completamente incorporado.
  • Bata as claras com o açúcar mascavo e o fermento na batedeira. Use a batedeira em velocidade alta, até formar picos.
  • Em seguida, misture com o chocolate derretido até ficar homogêneo.
  • Coloque a mousse em oito taças de sobremesa. Leve para gelar por cerca de duas horas.
  • Se desejar, decore com pimentas (como na foto acima) e folhas de hortelã.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta