Esta semana ficou marcada para a família Subtil. É que Ari, Luciana, Tais e Nicole estrearam na academia e estão empenhados em investir nos exercícios físicos. Na matéria do Pioneiro deste fim de semana você pode conferir como foi a experiência para eles.
E para mostrar como estão levando o assunto a sério, os quatro devem engatar uma caminhada neste sábado, se o clima instável de Caxias do Sul permitir. Tudo com a orientação da educadora física Ane Fidler, que está acompanhando todos os passos da família no mundo das atividades físicas.
Abaixo, veja algumas dicas bem importantes sobre alimentação antes e depois do exercício físico.
Antes da atividade física:
* Nunca pratique atividade física em jejum — há o risco de hipoglicemia (a diminuição da taxa de açúcar no sangue), que pode provocar mal-estar, tontura e até desmaio
* Faça uma refeição leve cerca de 40min a 1h antes do exercício. Ela deverá sempre conter carboidratos, principalmente aqueles de baixo a moderado índice glicêmico (pães integrais, arroz integral, batata-doce, salada de frutas, iogurte ou açaí acompanhado de cereais, como linhaça, aveia ou quinoa) e proteínas (peito de frango, atum, queijos brancos, peito de peru, ovos, iogurtes e quinoa)
* Para evitar a distensão abdominal, evite o consumo de alimentos com excesso de fibras antes do exercício
* É desaconselhada a prática de atividade física imediatamente após as grandes refeições (almoço e jantar)
* A hidratação é essencial a qualquer momento — antes, durante e depois do exercício — para hidratar o corpo e manter a temperatura equilibrada.
Após a atividade física:
* Continue a hidratação para repor a perda hídrica.
* Tente incluir uma refeição após o exercício. O ideal é que ela seja realizada nas duas primeiras horas após a prática. Procure ingerir frutas (mamão, laranja, acerola, goiaba), legumes, verduras, castanhas, gérmen de trigo, cereais integrais, peixes e frutos do mar, pois são fontes de antioxidantes (vitamina C, E, zinco e selênio) e ajudam na diminuição da ação dos radicais livres (substâncias que danificam células saudáveis). É sempre importante incluir, associando ao carboidrato, fontes de proteínas para o reparo muscular e para favorecer aumento da massa magra.
* O consumo de módulos de proteína (Whey Protein), cápsulas de aminoácidos ou hipercalóricos só poderão ser utilizados sob orientação de um médico ou nutricionista.