Fazer dieta pode ficar muito mais fácil com a ajuda do Google e do Instagram.
A gigante de buscas está desenvolvendo um programa que será capaz de determinar a quantidade de calorias em uma foto de comida publicada na famosa rede social de imagens.
Já pensou se a novidade realmente funcionar? Você será capaz de apontar a câmera para seu prato do almoço e, em poucos segundos, ele determinará quantas calorias estão presentes ali – uma informação crucial se a meta é perder peso.
UM JEITO MAIS FÁCIL DE EMAGRECER
A novidade seria ótima também em buffets de comida. Bastaria tirar uma foto das opções de refeição para saber, na hora, qual delas é menos calórica e benéfica à saúde.
[quote_right]Durante a semana, qual refeição mais contribuiu para o ganho de peso? O novo app pode ajudar a descobrir[/quote_right]
Será uma maneira muito prática para ajudar a manter o peso sob controle. Para quem está de dieta, poder acompanhar através de fotos a quantidade de calorias ingeridas em cada refeição é mais fácil do que fazer as famosas continhas que relacionam tipo de alimento, tamanho da porção e quantidade de calorias.
Além disso, se o usuário tirar fotos durante uma semana, por exemplo, ficará fácil para identificar quais comidas mais contribuíram para o ganho de peso.
Será que foi aquela lasanha no almoço, ou aqueles dois pedaços de pizza na janta de sexta-feira? O app será capaz de dizer, de acordo com o Google.
“Para mim é óbvio que as pessoas realmente querem isto [o programa] e que ele é útil”, disse Kevin Murphy, pesquisador do Google e líder no desenvolvimento do aplicativo.
PONTO POSITIVO PARA A CIÊNCIA TAMBÉM
Kevin explicou que, além das vantagens óbvias para a saúde dos usuários, o programa ainda poderá auxiliar pesquisas científicas.
“Poderemos juntar informações de múltiplas pessoas e fazer estatísticas em larga escala. Eu tenho colegas [que estudam] epidemiologia e saúde pública e que realmente querem estes dados”, afirmou o cientista.
Ou seja, se o Google coletar informações sobre a alimentação de milhões de pessoas – e em termos de coleta de dados o Google é campeão -, estes dados podem ser usados para traçar um perfil dietético de populações diferentes, o que é uma fonte riquíssima para pesquisas científicas.
Se o programa de contagem de calorias vai funcionar ou não é uma outra história. No momento, os algoritmos que trabalham por trás do app ainda estão sendo desenvolvidos nos laboratórios do Google.
O projeto se chama provisoriamente Im2Calories e sua maior inovação é reconhecer o tamanho das porções. Hoje, o Google já é capaz de reconhecer alimentos a partir de fotografias, comparando os pixels que compõe as imagens aos bilhões de fotos já existentes na internet.