Evento gratuito ocorre das 9h às 15h30 na praça do Mercado Municipal. Quem passar pelo local pode medir a pressão e saber mais sobre a doença.
Alunos do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizam nesta sexta-feira (12) e sábado (13) uma campanha para a prevenção da hipertensão arterial. O evento gratuito ocorre das 9h às 15h30 na praça do Mercado Municipal, na região central.
Quem passar pelo local, poderá medir a pressão e receber informações sobre a doença e suas principais complicações. A hipertensão arterial é uma doença determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue pelos vasos sanguíneos.
Os principais problemas relacionados aos altos níveis da pressão são, uma das principais causas indiretas de morte no mundo, são: infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, doença renal crônica com necessidade de diálise, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, retinopatia hipertensiva.
Segundo a médica e professora da UFSCar Meliza Goi Roscani, a prevalência de hipertensão arterial aumenta com a idade, atingindo até 80% da população acima dos 70 anos. “A etiologia ainda é desconhecida, mas muitos fatores contribuem para o aumento da pressão arterial, como ingestão excessiva de sal e temperos contendo alto teor de sódio, obesidade, sedentarismo, abuso de álcool e tabagismo”, explicou.
De acordo com a médica, a hipertensão é uma doença silenciosa e com consequências catastróficas se não for diagnosticada e tratada precocemente. “Daí o objetivo da nossa campanha, que visa conscientizar a população sobre a a importância de medir a pressão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e buscar orientação quando necessário”.