Comer uvas é, muito mais do que um prazer, um presente para nossa saúde. Já foram comprovados diversos benefícios ao corpo proveniente do consumo regular da fruta (veja a lista logo abaixo). A novidade é que uma molécula presente nas uvas, chamada resveratrol, pode ser a chave para a cura de um problemão típico dos adolescentes: as espinhas.
Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que o resveratrol, quando combinado com medicamentos tradicionais anti-acne, é extremamente eficaz na destruição das bactérias que causam as espinhas.
O resveratrol é um poderoso antioxidantes encontrado tanto em uvas quanto em vinhos. Em presença das bactérias causadoras da acne, ele foi capaz de alterar a membrana dos microorganismos, tornando-os mais frágeis e susceptíveis à ação dos medicamentos tradicionais.
“Nós esperamos que nossas descobertas levem a uma nova classe de tratamento anti-acne centrados no uso de antioxidantes como o resveratrol”, afirou a dra. Emma Taylor, professora de Medicina e Dermatologia na Universidade da Califórnia e principal autora do estudo.
POR QUE COMER UVAS FAZ BEM?
Mas não é só no combate às espinhas que as uvas já se mostraram poderosas!
Estudos comprovam os benefícios do consumo regular de uvas no combate…
- ao câncer: devido à grande quantidade de antioxidantes (como o resveratrol), as uvas ajudam a prevenir diversos tipo de câncer como o da boca, pulmões, esôfago, faringe, pâncreas, próstata, cólon e endométrio.
- às doenças cardíacas e à pressão alta: estudos com modelos animais apontaram que diversos nutrientes presentes nas uvas têm ação antiinflamatória, o que previne o surgimento da aterosclerose. Além disso, a alta quantidade de potássio e fibras é ótima ao bom funcionamento do coração e no combate à pressão alta.
- ao diabetes: estudos mostraram que o resveratrol pode ser útil na prevenção de males à saúde comumente associados ao diabetes, como a retinopatia diabética (doença nos olhos) e neuropatia diabética (doença nos nervos).
Já deu uma fominha? Que tal aproveitar e fazer como os meninos do quadro acima, abocanhando umas suculentas e deliciosas uvas? A saúde (assim como a sua pele) agradece!