Hábitos alimentares saudáveis em criança se associam com um melhor desempenho escolar

Alimentação que engloba todos os grupos alimentares e pobre em comidas industrializadas deve ser encorajada para otimizar o processo de aprendizagem

Não é novidade para ninguém que a alimentação saudável contribui diretamente  para o crescimento adequado das crianças. Mas você sabia que os hábitos alimentares  são de extrema importância para a construção do conhecimento nessa fase da vida?  

Não seria exagero dizer que o processo de aprendizado começa no estômago por  meio de uma alimentação rica em nutrientes, que engloba todos os grupos alimentares.  Tanto é verdade que as escolas públicas do nosso país contam com o Programa Nacional  de Alimentação Escolar, o PNAE, que, com o oferecimento de refeições durante o  período de estudo da criança, favorece esse processo, evitando que a falta de alimento  contribua para a dispersão dos alunos durante a aula. Somente com o fornecimento de  energia suficiente, garantindo a quantidade adequada de glicose para o cérebro e a  exclusão de situações de desconforto como a fome, é que a aprendizagem ocorrerá de  maneira efetiva.  

Além disso, uma alimentação com quantidades adequadas de fontes proteicas e  ômega 3, gordura essencial encontrada principalmente nos peixes, contribui  diretamente para um bom desempenho escolar. O baixo consumo de proteínas impacta  no desenvolvimento cerebral reduzindo seu volume e prejudicando a formação de  neurotransmissores, substâncias essenciais para a comunicação adequada do cérebro  com o resto do corpo. Já o consumo de ômega 3 se associa positivamente com a  memória e com o bom funcionamento cerebral, sendo benéfica a inclusão  desses macronutrientes na alimentação da criança.  

Estudos demonstram também o efeito das vitaminas e minerais, com destaque  para ferro, zinco, folato, vitamina A e vitaminas do complexo B, nas habilidades  cognitivas, devido a sua influência sobre diversos processos cerebrais como regulação  das vias dos neurotransmissores, transmissões sinápticas, fluidez da membrana e vias de  transdução de sinais, permitindo que a função cerebral seja otimizada durante o  processo de aprendizado. Nesse sentido, uma alimentação para esse fim deve ser  variada com a inclusão de todos os grupos alimentares e com especial atenção para o grupo das carnes, leites e derivados, frutas, legumes e verduras, para garantir que a  recomendação para esses micronutrientes seja atingida.  

Por outro lado, a dieta ocidental rica em açúcar e gordura saturada parece exercer  efeito negativo sobre o aprendizado e a memória, devendo ser limitado, portanto, o  consumo de alimentos industrializados, como suco de caixinha,  refrigerante, salgadinho, bolacha recheada e doces.  

Como regra geral, um padrão alimentar com bom aporte de frutas, verduras,  leites e derivados, carnes e ovos, feijão e fontes de carboidrato, como arroz e macarrão, em conjunto com o baixo consumo de alimentos industrializados, deve ser encorajado,  pois fornecerá quantidade suficiente de macronutrientes, vitaminas e minerais,  contribuindo tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para o crescimento da  criança.  

Para finalizar, vamos a algumas dicas práticas que ajudar na adoção de hábitos  alimentares saudáveis nos nossos pequenos: 

  • Realização de 5 a 6 refeições diárias (café-da manhã, lanche da manhã,  almoço, lanche da tarde, jantar e ceia); 
  • A alimentação deve ser variada incluindo todos os grupos alimentares,  conforme orientado pela pirâmide alimentar (abaixo) 

  • Evitar o consumo de balas, refrigerantes e guloseimas;
  • Consumo diário e variado de pelo menos 5 porções de frutas, verduras e  legumes;  
  • Consumo de peixes duas vezes por semana; 
  • Consumo diário de 3 porções de leite e seus derivados; 
  • Evitar a substituição de refeições por lanches e alimentos  industrializados; 

Referências bibliográficas: 

  • GÓMES-PINILLA F. Brain foods: the effects of nutrients on brain function. Nat  Rev Neurosci, v.9, n.7, p.568-578, 2008. 
  • BLEIWEISS-SANDE R. at al. Associations between Food Group Intake, Cognition  and Academic Achievement in Elementary Schoolchildren. Nutrients. 11  (11):2722, 2019. 
  • JIROUT J. et al. How lifestyle factors affect cogninitive and executive function  and the ability to learn in Children. 
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA – DEPARTAMENTO DE NUTROLOGIA Manual de Alimentação: orientações para a alimentação do lactente ao  adolescente na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança  alimentar/Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de  Nutrologia. -4º Ed. – São Paulo: SBP, 2018. 172p.  

 

Sobre a autora: 

Maria Eduarda Martelli – Nutricionista e Mestra em Ciências da Nutrição do Esporte  e metabolismo (FCA-UNICAMP), Doutoranda em Clínica Médica (FCM-UNICAMP) e  aluna do Laboratório de Investigação do Metabolismo e Diabetes, vinculado ao  Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades. Atua em pesquisa clínica na área  de obesidade e suas complicações metabólicas com foco no tecido adiposo marrom.

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