Deixar de se exercitar por 5 dias piora saúde das pernas

Pesquisa mostra que poucos dias de sedentarismo gera pequenos danos vasculares nas pernas de pessoas saudáveis.

2015 começou há menos de 48 horas, mas já é tempo de começar a pôr em prática as promessas e resoluções de ano novo. Uma das decisões mais comuns na hora da virada é “ficar mais saudável” para o ano que virá – o que normalmente inclui dietas e muito exercício físico. Para quem precisa de um estímulo a mais na hora de praticar atividades físicas, uma nova pesquisa científica pode ser uma ajuda e tanto.

[quote_right]”Precisamos ensinar às pessoas que saúde é muito mais do que o peso e como você se vê no espelho”.[/quote_right]

Publicado no periódico Medicine and Science in Sports and Exercise, o estudo em questão mostra que ficar poucos dias sem praticar exercícios já começa a gerar danos nos vasos sangüíneos, os quais podem demorar bastante para voltar à velha forma.

 

DANOS MESMO EM JOVENS E SAUDÁVEIS

“Nós sabemos que as conseqüências negativas de se não praticar exercícios físicos podem ser revertidas”, afirmou Paul Fadel, professor de farmacologia médica e fisiologia na Universidade de Missouri e um dos autores do trabalho. “Há muitos dados mostrando que, em qualquer estágio de uma doença, em qualquer período da sua vida, você pode se tornar ativo e prolongar a vida. Todavia, nós descobrimos que pular meros 5 dias de atividades físicas causa danos aos vasos sanguíneos das pernas, e isso pode levar um tempo para se recuperar”.

A pesquisa acompanhou a saúde de jovens saudáveis que diariamente caminhavam pelo menos 10 mil passos (a média norte-americana é de 5 mil passos por dia). Eles foram orientados a diminuir as atividades físicas pela metade, passando de 10 para 5 mil passos, durante 5 dias.

deixe a tv de lado e exercite se
2015 é o ano para deixar a TV de lado e ganhar muita saúde através de exercícios físicos!

Após este curto período, os pesquisadores já puderem notar diferenças significativas na saúde dos voluntários. O funcionamento dos vasos sangüíneos nas pernas dos jovens ficou comprometido. De acordo com os cientistas, o tipo de problema observado pode acarretar, no futuro, doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares.

Pelo menos 2 dias de atividades físicas intensas (10 mil passos) foram necessários para fazer com que os vasos começassem a voltar ao vigor original.

“A inatividade tipicamente leva ao sobrepeso e à obesidade. O próximo passo é a resistência à insulina, o que gera o diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares”, explicou Fadel.

“O melhor tratamento é tornando-se mais ativo, e nossa pesquisa dá evidências deste conceito”, disse o cientista. “Se você não tem noção do quão perigoso à saúde é ficar sentado o dia inteiro e não fazer atividade alguma, esta pesquisa é a prova“.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui