Deixar de se exercitar por 5 dias piora saúde das pernas

Pesquisa mostra que poucos dias de sedentarismo gera pequenos danos vasculares nas pernas de pessoas saudáveis.

poder da caminhada na saude

2015 começou há menos de 48 horas, mas já é tempo de começar a pôr em prática as promessas e resoluções de ano novo. Uma das decisões mais comuns na hora da virada é “ficar mais saudável” para o ano que virá – o que normalmente inclui dietas e muito exercício físico. Para quem precisa de um estímulo a mais na hora de praticar atividades físicas, uma nova pesquisa científica pode ser uma ajuda e tanto.

[quote_right]”Precisamos ensinar às pessoas que saúde é muito mais do que o peso e como você se vê no espelho”.[/quote_right]

Publicado no periódico Medicine and Science in Sports and Exercise, o estudo em questão mostra que ficar poucos dias sem praticar exercícios já começa a gerar danos nos vasos sangüíneos, os quais podem demorar bastante para voltar à velha forma.

 

DANOS MESMO EM JOVENS E SAUDÁVEIS

“Nós sabemos que as conseqüências negativas de se não praticar exercícios físicos podem ser revertidas”, afirmou Paul Fadel, professor de farmacologia médica e fisiologia na Universidade de Missouri e um dos autores do trabalho. “Há muitos dados mostrando que, em qualquer estágio de uma doença, em qualquer período da sua vida, você pode se tornar ativo e prolongar a vida. Todavia, nós descobrimos que pular meros 5 dias de atividades físicas causa danos aos vasos sanguíneos das pernas, e isso pode levar um tempo para se recuperar”.

A pesquisa acompanhou a saúde de jovens saudáveis que diariamente caminhavam pelo menos 10 mil passos (a média norte-americana é de 5 mil passos por dia). Eles foram orientados a diminuir as atividades físicas pela metade, passando de 10 para 5 mil passos, durante 5 dias.

deixe a tv de lado e exercite se
2015 é o ano para deixar a TV de lado e ganhar muita saúde através de exercícios físicos!

Após este curto período, os pesquisadores já puderem notar diferenças significativas na saúde dos voluntários. O funcionamento dos vasos sangüíneos nas pernas dos jovens ficou comprometido. De acordo com os cientistas, o tipo de problema observado pode acarretar, no futuro, doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares.

Pelo menos 2 dias de atividades físicas intensas (10 mil passos) foram necessários para fazer com que os vasos começassem a voltar ao vigor original.

“A inatividade tipicamente leva ao sobrepeso e à obesidade. O próximo passo é a resistência à insulina, o que gera o diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares”, explicou Fadel.

“O melhor tratamento é tornando-se mais ativo, e nossa pesquisa dá evidências deste conceito”, disse o cientista. “Se você não tem noção do quão perigoso à saúde é ficar sentado o dia inteiro e não fazer atividade alguma, esta pesquisa é a prova“.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui