Atividades lúdicas do OCRC encantam crianças, jovens e adultos e educam sobre a boa alimentação e hábitos saudáveis de vida.
Na última quarta-feira, 22/06, o CEPID OCRC realizou uma atividade de Educação e Difusão do Conhecimento para a qual também contou com recursos PREAC e PRP, além de FAPESP.
Compartilhamos, aqui, algumas fotos das encenações da peça teatral Dicas da Hora, ocorridas em dois locais: Salão Social da Paróquia Frei Galvão, em Barão Geraldo, e quadra esportiva da EE Fís. Sergio Porto, no campus da Unicamp – Zeferino Vaz.
Contamos com uma plateia de cerca de 400 pessoas, como segue: EE Maria Alice Colegati Rodrigues e EE Físico Sérgio P. Porto, Sociedade Pró-Menor e PRODECAD: alunos, alguns pais de alunos, docentes/pedagogos, direção/coordenação, merendeiras, outros funcionários, membros de igrejas vinculadas à Paróquia Frei Galvão (que gentilmente nos cedeu seu Salão Social) e inclusive representante da Pastoral da Criança e da Catequese.
Para que esta ação acontecesse, contatamos profissionais de creches e escolas da prefeitura de Campinas que haviam nos procurado no início do ano em função de projetos com que estavam envolvidos, especialmente a CEMEI Manoel Alves, da região do Shopping Ouro Verde, e a EMEF Prof. Vicente Rao, do Parque Industrial. Elas nos apresentaram um panorama de suas realidades, forneceram informações como público, espaço físico, projetos que já haviam realizado, número de alunos, cardápios, comprometimento dos pais, enfim, compartilharam suas preocupações e necessidades e disseram que buscam melhorar as condições de saúde de sua comunidade. A elas, nossa gratidão pela contribuição.
OFICINAS, PALESTRAS E TEATRO
Dando início à execução das atividades que culminaram com a apresentação da peça teatral, realizamos, em 25/5, oficinas na EMEF Prof. Vicente Rao, a aproximadamente 300 pessoas, a pedido da Direção/Orientadora Pedagógica: pais, alunos, docentes e funcionários da escola concomitantemente à reunião semestral entre pais e professores. Os docentes já haviam trabalhado o tema alimentação saudável como parte do Projeto Saberes e Sabores e os alunos estavam expondo seus resultados de pesquisa pelas paredes da escola. Oferecemos, então, a palestra Nutrição e Qualidade de Vida e mesas com exposição de material paradidático do OCRC, como embalagens de alimentos, rótulos de alimentos, microscópios com lâminas contendo células de órgãos saudáveis e que desenvolveram doenças como diabetes, hipertensão etc, algumas delas interativas e que ofereciam premiação de sementes de alimentos aos participantes.
Com base nessas informações e consulta sobre temas a serem abordados, pudemos contar também com a valiosa ajuda de alunos/pesquisadores do OCRC que revisaram o conteúdo compilado e redigido pela equipe de Educação e Difusão do Conhecimento para enviar ao “Grupo de Teatro Uriellos” e à “Equipe de Ginástica Olímpica do Colégio Objetivo e Projeto Social todas as formas de aprender” com crianças de 5 a 17 anos de idade, ambos de Cosmópolis que deram um tratamento lúdico (cerca de 56 pessoas) e produziram uma peça com fantoches, cuja proposta era resgatar temas interdisciplinares com base nas diretrizes curriculares para a faixa etária a fim de reforçar o trabalho dos professores com ênfase em “criança falando com criança” com incentivo para o diálogo com a família sobre aspectos positivos que escolhas conscientes de alimentos e prática de atividade física trazem prevenindo doenças silenciosas como obesidade e outras que se desenvolvem em quem não as faz.
AGRADECIMENTOS
Para que pudéssemos cumprir o cronograma a contento, o OCRC pôde contar com “refeições cortesia” gentilmente fornecidas pela Prefeitura do Campus no restaurante universitário, a quem, nas pessoas do Prof. Armando José Geraldo, Luciana e Graça. Para as crianças e jovens, figurantes, a experiência de transitar por várias realidades sociais e conhecer o espaço físico da Unicamp os incentiva a se dedicarem aos estudos e a terem a expectativa de se tornarem alunos desta universidade.
A Natália F. Mendes (Prof. Patricia Prada/FCA), Maria Carolina S. Mendes (Prof. José Barreto Carvalheira/FCM), Carla G. B. Silva (Prof. Mario Saad/FCM), Clevia dos Santos Passos (Prof. Carlos Eduardo Negrão/Incor-USP) nossa gratidão pela disponibilidade e atenção.
Esperamos que as instituições que receberam nosso convite tenham sido beneficiadas e que possam realizar com sucesso a atividade complementar que nos apresentaram, estendendo assim a outros alunos de outros períodos. Estamos à disposição para suporte e troca de informações.
A todos os envolvidos e apoiadores, em nome dos Professores Licio A. Velloso (FCM) e Ronaldo A. Pilli (IQ), respectivamente diretor e coordenador do CEPID OCRC, agradecemos enormemente.