OCRC participa de ação no CS/UBSF San Matin

Usuários dos Centro de Saúde San Martin, em Campinas, participam de atividade de difusão do conhecimento do OCRC.

OCRC no UBSF San Matin

Usuários dos Centro de Saúde San Martin, em Campinas, participam de atividade de difusão do conhecimento do OCRC.

Veja a matéria original no site da FEnf - UNICAMP

 

A acadêmica de Enfermagem Thaís Paulino do Prado, aluna regular do 9º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Unicamp, realizou junto ao Centro de Pesquisa em obesidade e Comorbidades (CEPID – OCRC), uma atividade de difusão do conhecimento com usuários do Centro de Saúde San Martin em Campinas.

Durante as atividades no CS San Martins, a estudante, sob orientação do Prof. Dr. Claudinei José Gomes Campos; executou uma oficina de difusão de conhecimento envolvendo os temas Obesidade e Comorbidades, abordando  fisiopatologia e prevenção; a partir dos tópicos: alimentação saudável, classificação dos alimentos (in natura, processados e ultra processados) e leitura de rótulos de alimentos (com foco na identificação de alimentos com excesso de sal, gordura e açúcar). A atividade contou com a parceria da equipe multiprofissional da unidade, representada por médico de saúde da família e agentes comunitários de saúde e contou com o apoio da Gestora de Educação e Difusão do Conhecimento do CEPID-OCRC, Maria Cristina Raphael Vidrich.

O público alvo foi formado por idosos que frequentam o grupo de educação em saúde e bem-estar do CS. As reuniões acontecem semanalmente às quartas-feiras na sede comunitária da associação de moradores do bairro San Martin, em Campinas.

O Curso de Graduação em Enfermagem da Unicamp oferece aos alunos do 8º e 9º semestres as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e II, com o objetivo de capacitar o aluno para o planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem no âmbito individual e coletivo, por meio de atividades assistenciais, administrativas, educativas e investigativas em conjunto com a equipe multiprofissional. As atividades são realizadas nos Centros de Saúde do Distrito Norte da Prefeitura de Campinas, Unidades de Internação Hospitalares ou em Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), com orientação de um(a) professor(a) da FEnf, supervisão do(a) enfermeiro(a) da unidade e conta com a participação da equipe multiprofissional da unidade; contemplando os eixos da Gestão, Assistência e Ensino.

Nesse contexto, a parceria entre a Universidade, a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o serviço municipal de saúde proporcionou, além de uma experiência propícia para formação da estudante, a difusão do conhecimento produzido na academia; o que aponta para a consolidação de uma prática de prevenção em saúde, contemplando um dos objetivos das unidades de atenção básica.

A FEnf congratula-se com a estudante Thaís, o Professor Claudinei e demais envolvidos na atividade; e faz votos da manutenção e ampliação de atividades como essa!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui