Apenas 5 dias de má alimentação já prejudicam o funcionamento do corpo

Pesquisa revela o papel negativo de gorduras em excesso nos nossos músculos e destaca a velocidade assustadora com que o organismo é afetado pela alimentação.

dieta cheia de gordura
Estudo foi descobrir na prática como o excesso de gorduras afeta o funcionamento interno do corpo.

Por mais acostumado que alguém seja em comer bem, às vezes bate uma vontade quase irresistível de comer “porcarias”, como alimentos gordurosos e repletos de açúcares.

Às vezes esta vontade ganha força e pode permanecer por vários dias. E aqui vai o alerta: uma nova pesquisa mostra que apenas cinco dias de má alimentação já modificam a maneira como o corpo processa os alimentos, podendo levar ao aumento de peso e a doenças como o diabetes tipo 2.

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade Virgia Tech, no Estados Unidos, e publicado na última edição online da revista científica Obesity.

 

MUITA GORDURA NA DIETA AFETA OS MÚSCULOS

Os pesquisadores recrutaram alunos de Ensino Médio e fizeram modificações em suas dietas, acrescentando mais gorduras (através de alimentos cheios de manteiga, de embutidos e de massas), porém mantendo o número de calorias ingeridas em valores saudáveis.

Normalmente, 30% das calorias diárias vêm das gorduras; estes alunos, porém, obtiveram 55% das calorias através de gorduras. Como o número total de calorias foi mantido em valores adequados, eles não ganharam peso durante o experimento.

Depois, amostras musculares dos voluntários foram coletadas e analisadas. O foco nos músculos deve-se ao fato de que eles são importantes reguladores da saúde geral do corpo, além de representarem cerca de 30% do nosso peso corporal. Eles retiram do sangue boa parte dos açúcares e das gorduras que ingerimos durante a alimentação, transformando-as em energia ou então estocando-as para uso futuro. Ajudam, assim, a manter a glicemia sob controle.

matt hulver pesquisa gordura musculos
“A maioria das pessoas acha que pode comer comidas gordurosas por uns dias e que isto não vai mudar em nada seu corpo. Elas estão erradas”, disse Matt Hulver, um dos autores da pesquisa. Imagem: Virgina Tech.

A descoberta dos cientistas é que, em meros cinco dias da “dieta gordurosa”, os músculos já passam a apresentar problemas na hora de processar os açúcares. Com o tempo, isto pode levar ao ganho de peso, à sensibilidade reduzida à insulina, ao diabetes e demais doenças.

 

META AGORA É PREVENIR DOENÇAS

Foi a primeira vez que um estudo mostrou que dietas com muitas gorduras alteram o funcionamento do corpo de maneira tão rápida.

[quote_right]”Se você parar pra pensar, cinco dias é muito pouco tempo…”[/quote_right]

“A maioria das pessoas acha que pode comer comidas gordurosas por uns dias e que isto não vai mudar em nada seu corpo”, disse Matt Hulver, professor de nutrição na Virginia Tech e um dos autores do estudo. “Mas são necessários apenas cinco dias para que os músculos de seu corpo comecem a protestar”.

“Este estudo mostra que nosso organismo pode responder de maneira dramática a mudanças na dieta em um período de tempo muito menor do que pensávamos”, afirmou Matt. “Se você parar pra pensar, cinco dias é muito pouco tempo. Há várias ocasiões nas quais comemos bastante gordura durante vários dias, como durante as férias, nos feriados e outras celebrações”.

Agora que o problema foi identificado, Matt e sua equipe estão atrás de uma solução. Os próximos passos das pesquisas vão tentar descobrir os efeitos de longo prazo destas mudanças musculares e se elas podem ser revertidas quando retornamos a uma dieta com poucas gorduras.

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui