“Se você está no supermercado e sabe que um certo tipo de fruta é bom para tratar alguma doença que você tem, você não ia querer comprar esta fruta?”, brinca Neil.
Sem dúvida, dirá a maioria. Mesmo sabendo que a fruta não será a cura definitiva do problema de saúde, o simples fato de ela ajudar o corpo a funcionar melhor é mais que suficiente para incentivar o consumo.
Vamos descobrir, então, o que torna as uvas tão atrativas para nosso paladar e nossa saúde.
PERDA DE PESO COMEÇA PELO FÍGADO
[dropcap]Estudo de co-autoria de Neil Shay, publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, mostra que beber suco de uvas ou vinho tinto – com moderação! – pode melhorar a maneira como o corpo lida com a gordura, ajudando a perder peso.Saiba mais! Relembre aqui a matéria “Conheça os benefícios de comer uvas (da melhora na pele à saúde do coração!)“!
Em estudos com culturas celulares, os pesquisadores da Universidade do Oregon descobriram que o ácido elágico presente nas uvas diminui consideravelmente o crescimento de células de gordura já existentes, inibe a formação de novas células gordurosas e, ainda, melhorou o metabolismo de ácidos graxos no fígado.
As descobertas sugerem que o consumo de uvas escuras, seja comendo-as ou tomando sucos, pode ajudar a saúde de pessoas com sobrepeso, obesidade e problemas de saúde como excesso de gordura no fígado.
“Nós não observamos – e nem esperávamos observar – que estes compostos ajudam a perder peso”, explicou Neil. O ácido elágico ajuda o corpo a processar melhor a gordura e é isto, por sua vez, que tem potencial para melhorar a saúde. “Se conseguirmos desenvolver uma estratégia nutricional para diminuir o acúmulo de gordura no fígado, tão prejudicial, usando alimentos comuns como uvas, será uma ótima notícia”, disse o cientista.
Não é a primeira vez que o ácido elágico presente nas uvas é relacionado à melhora do peso. Pesquisas haviam mostrado que camundongos obesos, quando ingeriam o equivalente a uma xícara e meia de uvas por dia, apresentavam melhora no controle da glicemia e diminuição no percentual de gordura no fígado.
RECEITA: PUDIM LEVE DE UVAS
Ingredientes
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
1 xícara (chá) de água
1 iogurte natural desnatado
¾ xícara (chá) de ricota light
2 xícaras (chá) de suco de uva integral sem açúcar
1 colher (sopa) de adoçante culinário em pó
Modo de preparo
Misture a gelatina na água e leve ao micro-ondas para dissolver por 10 segundos.
Bata no liquidificador o iogurte, a ricota, a gelatina dissolvida, o suco de uva e o adoçante até obter um líquido homogêneo.
Coloque o creme em uma forma para pudim ou em forminhas individuais e leve à geladeira até que fique firme.