Começa o Outubro Rosa, campanha mundial sobre câncer de mama

outubro rosa cancer de mama Cristo

O início do mês de outubro marca também a chegada do Outubro Rosa, uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Este tipo de câncer é, entre as mulheres, o de maior taxa de mortalidade. Porém, caso seja diagnosticado cedo, as chances de cura são muito altas. Por isto a importância de alertar a população sobre os exames que a própria mulher pode fazer em casa e que permitem identificar tumores em desenvolvimento.

A campanha teve início nos EUA há mais de 30 anos e ganhou força no Brasil nos últimos sete anos. Conforme explica uma reportagem do Jornal de Hoje,

“Era outubro de 1983 quando uma corrida de cinco quilômetros pelas ruas de Dallas (EUA) atraiu 800 pessoas para arrecadar fundos e chamar atenção para o câncer de mama. A promessa de levar mais mulheres a conhecer e combater a doença foi de Nancy Brinker, que havia visto, três anos antes, a irmã Susan morrer aos 36 anos. Desde então, a Fundação Susan G. Komen For the Cure tem inspirado a mobilização em diversos países. Acessórios e laços cor de rosa viraram símbolo da campanha pelo mundo.

No Brasil, a enfermeira Gilze Francisco era vinculada à instituição e militava em Santos/SP como sobrevivente do câncer. Ela conta que via fotos de monumentos iluminados de rosa nos EUA e na Europa. “Uma falha enorme era iluminar e não ter atividades de conscientização com quem estava no entorno”, conta Gilze, hoje presidente do Instituto Neo Mama. Após falar com os responsáveis pela Fortaleza de Santo Amaro da Barra, no Guarujá/SP, o prédio ganhou as cores da campanha no terceiro domingo de maio de 2008, dia de falar sobre a prevenção em São Paulo.

Ela relata grande repercussão na mídia à época. Ocasião aproveitada por ela para convocar mulheres ao exame da mamografia e para anunciar que outubro seria um mês de atividades relacionadas ao tema. “Foi uma campanha que se espalhou muito rapidamente no Brasil. Percebemos pelas imagens recebidas de toda parte”, relata Gilze.”

Neste ano, dezenas de prefeituras em todo o Brasil aderiram à campanha e iluminarão de cor-de-rosa seus principais marcos e atrações turísticas. Em Campinas, sede do projeto SobrePeso, a prefeitura e a Unicamp se uniram, com patrocínio da 3M, para incentivar a data. Segue reportagem sobre a programação na cidade.

 

OUTUBRO ROSA EM CAMPINAS/SP (com informações do Correio Popular)
Campinas também aderiu nesta quarta-feira (1º) à Campanha Outubro Rosa, movimento mundial que tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. A campanha tem o apoio da Prefeitura e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism/Unicamp) e o patrocínio da 3M, que vai desenvolver a campanha Laço Rosa em todo o País.

Em Campinas, o patrocínio da empresa ao evento inclui a destinação de recursos para melhorias no Caism/Unicamp, um dos hospitais de referência para o tratamento do câncer de mama. Além de mobilizar a sociedade para a causa, a campanha busca apoiar e incentivar a realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres campineiras e a segunda causa de óbito entre todas as doenças na cidade.

 

torre do castelo campinas

 

Laço Rosa
Alguns símbolos da campanha serão afixados em prédios no Centro de Campinas. Um painel itinerante com blocos de recados para que as pessoas possam deixar mensagens positivas para pacientes em tratamento no Caism/Unicamp vai rodar a cidade. Na programação, está a Corrida e Caminhada Laço Rosa, no dia 19 de outubro, às 8h, na Praça Arautos da Paz, no Taquaral.

Palestras

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti vai participar das atividades do Outubro Rosa com uma série de palestras e debates sobre os vários aspectos do câncer de mama e das formas de tratamento. Os encontros serão entre 20 e 24 de outubro.  Entre os temas que serão debatidos estão “os protocolos de tratamento”, “assistência oncológica na Região Metropolitana de Campinas”, “tabagismo na mulher: fator de risco para o câncer de mama” e “câncer de mama: prevenção e tratamento”.

Além das palestras e debates, serão realizadas oficinas de artesanato e apresentados shows de música para pacientes oncológicos e funcionários do hospital.

Também constam na programação sessões de maquiagem, manicure e estande de prótese capilar, com informações sobre queda de cabelo, perucas e cuidados capilares durante tratamento de quimioterapia.

No ambulatório de especialidades, a partir desta quarta-feira até o final do mês, as funcionárias vão usar camisetas cor-de-rosa com mensagens de conscientização sobre a importância da prevenção. Os funcionários vão usar laços cor-de-rosa, que simbolizam, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimulam a participação da população no movimento contra o câncer em defesa da vida.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui