Comer trigo e derivados faz bem ou faz mal à saúde?

Muitos afirmam que o trigo engorda e que deve ser abolido da nossa alimentação. Mas uma nova pesquisa pretende mudar esta história.

pao trigo e gluten

Dia mais, dia menos, alguém inventa uma nova dieta milagrosa, daquelas que prometem melhorar a saúde e diminuir o peso em poucos dias, sem sofrimento algum. Sabemos que a maior parte delas é enganação, mas são tantas as novas dietas no mercado que, às vezes, fica difícil julgar quais podem ter algum mérito.

Nos últimos meses, a novidade são as dietas que abolem o trigo da alimentação. Segundo elas, alimentos que contêm trigo engordam, incham, aumentam processos inflamatórios e são terríveis para a saúde em geral.

Afinal de contas, todo mundo sabe que pão (um dos principais alimentos feitos com trigo) engorda, e as pessoas com doença celíaca (“alérgicas” ao glúten, presente em diversos cereais) são a prova de que o trigo faz mal para o corpo, não é mesmo?

Não é bem assim. Um amplo estudo, conduzido por cientistas da Universidade Warwick, na Austrália, revisou o que a literatura científica tem a dizer sobre a influência do trigo e de cereais integrais na saúde. A conclusão é clara: cereais – inclusive o trigo – são ótimos para o corpo humano e devem ser consumidos diariamente, especialmente em sua forma integral.

 

DIETAS SEM TRIGO E SEM RAZÃO

“Fora os 2% da população que têm doença celíaca ou alguma outra intolerância ao trigo, há evidências abundantes dos benefícios à saúde de dietas repletas de grãos integrais, baseadas no consumo de alimentos tradicionais como pães e cereais feitos de trigo levemente processado”, afirmou o principal autor do estudo, o doutor Rob Lillywhite.

“As evidências científicas por trás das dietas mais populares que abolem o trigo e os carboidratos da alimentação são incrivelmente fracas e usadas seletivamente”, explica Lillywhite. “Algumas destas dietas vão, de fato, resultar em perda de peso, mas o mesmo resultado pode ser atingido a longo prazo se a pessoa ingerir menos alimentos processados”.

 

VANTAGENS À SAÚDE DO TRIGO E DOS GRÃOS INTERAIS

Os autores da revisão científica destacam os seguintes benefícios à saúde relacionados ao consumo de grãos integrais e trigo.

  • NUTRIÇÃO E PROTEÇÃO A DOENÇAS: grãos integrais são ricos em diversos componentes, como fibras alimentares, amido, gorduras, nutrientes antioxidantes, minerais, vitaminas, ligninas e compostos fenólicos. Todos já foram ligados a riscos menores de câncer e proteção contra obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
  • MENOS PROBLEMAS “LÁ EM BAIXO”: quanto mais rica fica a população de um país, mais problemas gastrointestinais surgem. Isto acontece no mundo inteiro e está intimamente relacionado ao consumo de alimentos industrializados. Para combater estes males, a ingestão de alimentos integrais é o melhor remédio natural. Os vários componentes presentes em alimentos integrais agem em sinergia na melhora das funções intestinais e garantem proteção contra cânceres intestinais, inflamação e demais doenças do trato digestivo, ao mesmo tempo em que fortalecem o sistema imune.

7 COMENTÁRIOS

  1. Argumentos vazios e errôneos. Não vi embasamento científico claro. 1. Que interesse comercial pode haver por detrás da derrubada do trigo? Diminuir a venda de trigo? Não faz sentido. 2. ao listar os elementos do trigo, o autor aí ignora o carboidrato, principal elemento! Inacreditável tal falha! 3. Se formos procurar no texto aqui presente os benefícios do trigo especificados e explicados, não encontraremos. O texto está muito enrolado e vago. 4. Dizer q alimento integral é bom pq tem fibras é tão limitado quanto dizer que comer bastante queijo, q é praticamente pura gordura, é bom pq tem proteínas. Muitos alimentos ruins para a saúde têm alguns elementos bons. Se citarmos apenas esses elementos e ignorarmos o resto, enganaremos os ignorantes. Essa sim é uma estratégia de marketing ferrenha.

  2. Gostei do seu modo de pensar sobre esse texto elisa, tenho a intolerância ao glúten, e tenho pesquisado muito sobre isso, perante minhas pesquisas o trigo so trás malefícios para nos, meu medico sempre me diz que ele nao faz bem nem para as pessoas que nao tem a intolerância. Ja tenho quase 1 ano que tirei ele da alimentaçao e so tenho boas coisas a dizer. Cada um faz da vida oque quer ne, pois na minha familia também tem pessoas que ingnoram essas dietas.

  3. Cada um escreve uma coisa. Na internet tem artigos condenado coisas e outros absolvendo as mesmas coisas.
    Ahhh…to de saco cheio disso…muito pesquisadores, muitos achologos, muitos boatos..minha vo so comia banha de porco, comia de tudo e viveu ate os 105 anos. E nao me venha com essa conversa de que ela ” era de antigamente porque ela morreu em 2015, e comia de tudo que aparecia.
    Só morre no dia. O que faz mal a um pode nao fazer mal ao outro e assim vai.
    O negocio é nao exagerar em nada e beber muita agua. Se aborrecer pouco e fazer muito sexo.

  4. Matéria mal fundamentada, favorável à indústria alimentícia nefasta e apoiada por médicos e nutricionistas desatualizados, seguidores de paradigmas ultrapassado. Trigo moderno é o maior veneno da humanidade. Sou ex-diabético CURADO graças à abolição do que chamam de “trigo” da minha vida.

  5. É verdade, o trigo hoje é “veneno”. Antigamente os alimentos nossos avós comiam não tinham agrotóxicos e nem mudanças em sua gene. Hoje a industria em busca grandes lucros financeiros apenas, patrocinam pesquisas mentirosas para dizer que o produto é beneficio, mas o fato é que não se preocupam nenhum um pouco com a saúde da população, mudam a composição genética para que a planta produza mais e gere grandes lucros. Só quem abandonou tudo que é feito de trigo é que sabe a benção que é estar livre deste mal.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui