Perder peso aos poucos ou emagrecer rápido: o que é melhor?

Estudo científico compara os dois tipos de dietas e descobre se vale mais a pena seguir uma dieta rápida ou uma prolongada na hora de manter o peso.

dietas rapidas

Iniciamos ontem uma série de reportagens especiais sobre as melhores maneiras de fazer dieta, baseadas nos últimos avanços científicos. Hoje, vamos aprender sobre a melhor “velocidade” de se perder peso!

Na hora de emagrecer, o que vale mais a pena: queimar vários quilinhos rapidamente, de uma vez só, ou então manter por mais tempo uma dieta equilibrada, eliminando o peso aos poucos?

Muita gente responderia que é melhor perder peso aos poucos. Há uma “lenda” que diz que a perda rápida de peso aumenta as chances da pessoa ganhar peso também mais rápido no futuro. Esta lenda é popular, inclusive, nos meios profissionais. Ao redor do mundo todo, a orientação médica predominante é evitar a perda rápida de massa corporal.

Mas será que esta noção é verdadeira ou é apenas mito? Foi esta a questão que uma equipe de cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, tentou descobrir.

Os resultados dos estudos do grupo, publicados na última edição do periódico científico The Lancet Diabetes & Endocrinology, mostram – para surpresa de muitos! – que vale muito mais a pena perder peso de forma rápida. Veja por quê.

 

DIFERENTES DIETAS, DIFERENTES RESULTADOS

200 adultos obesos foram selecionados para a pesquisa. Parte deles passou por uma dieta de perda rápida de peso, na qual só poderiam ingerir de 450-800kcal por dia (normalmente recomenda-se a ingestão de aprox. 2000kcal). Os demais seguiram a dieta mais tradicional, de perda lenta de peso. Os voluntários que emagreceram pelo menos 12.5% de seu antigo peso foram, então, colocados em uma dieta para manter o peso e acompanhados durante 3 anos.

Os cientistas notaram que 81% dos obesos que fizeram a dieta de emagrecimento rápido conseguiram emagrecer pelo menos 12.5%, sendo que apenas 50% dos que estavam em dieta lenta conseguiram o feito. Além disso, após 3 anos, não houve diferenças significativas nas taxas de ganho de peso em voluntários de ambos os grupos.

emagrecer rapido
POR QUE VALE A PENA EMAGRECER RAPIDAMENTE

De acordo com Katrina Purcell, uma das autoras do estudo, os resultados mostram que vale mais a pena perder peso rápido.

Ela explica que a dieta super-restritiva em quantidade de calorias faz com que o corpo queime gordura como forma de utilizar energia, num processo que ajuda a saciar o apetite.

Além disso, ver-se magro em menos tempo estimula as pessoas a se manterem em dieta, conseguindo, portanto, melhores resultados em um curto espaço de tempo.

“O estudo indica que, para perder peso, uma abordagem mais lenta e contínua não vence a corrida, e o mito de que perder peso rapidamente é associado ao ganho mais rápido de peso no futuro é tão verdadeiro quanto uma fábula de Esopo”, comentou, irônico, o dr. Corby Martin, pesquisador do Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington, nos EUA.

O cientista ainda afirmou que médicos devem ter em mente que, dependendo do paciente obeso, estratégias diversas de perda de peso têm de ser testadas, e que evitar que a pessoa perca peso muito rápido pode ser um passo atrás na busca pela saúde.

9 COMENTÁRIOS

  1. Acho que emagrecer rapidamente deixa a pessoa mais motivada. Quem faz dieta mais lenta pode ter mais chances de desistir.

  2. gostei muito e tenho certeza que vai me ajudar bastante eu tinha muita duvida mais depois de ler esse artigo incrível eu pude entender melhor e sou muito grata a você, eu gostaria de deixar uma outra dica que vem me ajudando bastante e que esta me fazendo emagrecer de uma maneira saudadevel e melhorando minha vida quem quiser saber mais acessa ai http://emagrecercomseguranca.com/

  3. (Ótimo artigo deste site sobre peso)Dieta de 17 Dias Com Grupo Vip 2.0
    Nossa missão é ajudar o maior número de pessoas a emagrecerem,
    sabe quem já comprou a dieta e amou? A filha do Silvio Santos (Silvia Abravanel), Mãe da MC Mirela e várias outras clientes no mundo todo (Japão, Austrália, Portugal e vários outros países).
    Quer então emagrecer igual a eles, então acesse esse link: http://bit.ly/Dietade17DiasVip2TsqlbY

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui