Angry Birds – o famoso video game – ajuda a emagrecer?

Pesquisa inédita mostra que garotos que brincam meio horinha com o game ingerem menos calorias nas refeições. E há uma explicação científica para o fenômeno.

angry birds nutricao

Video games são vistos como vilões do bom peso e da saúde. Especialmente porque o estereótipo é o de que quem brinca com os jogos eletrônicos é jovem, sedentário e se alimenta mal. Mas eis que uma nova pesquisa vem demolir este estereótipo e adicionar um pouco mais de emoção nas discussões sobre o papel dos games na vida moderna.

Realizado em um laboratório montado especificamente para estudar a saciedade na Universidade Ryerson, no Canadá, o estudo científico mostrou que meninos que brincavam de video game antes das refeições ingeriram menos calorias na hora de comer.

“Esta descoberta é a primeira vez em que alguém mostra que jogar video game ajuda a ingerir menos energia na próxima refeição”, afirmou Nick Bellissimo, professor de nutrição na Universidade e principal autor do estudo.

“De fato, os resultados nos forçam a re-examinar tudo o que achávamos que sabíamos sobre os efeitos de se ficar grudado à telinha no comportamento nutricional das crianças”.

meninos jogando video game
O game teve efeitos “dietéticos” em meninos com o peso normal, mas não em meninas nem em crianças obesas.

 

UMA DIVERTIDA PESQUISA

Para chegar a esta conclusão, Nick convidou meninos de 9 a 14 anos para o laboratório. Parte deles jogou meia hora de “Angry Birds” – o popular game de “tiro ao alvo” com passarinhos coloridos – e os demais ficaram quietos, sem realizar atividade alguma.

A seguir, os meninos ganharam pizza de almoço. Em média, os meninos que haviam jogado Angry Birds ingeriram 50kcal a menos do que os que não brincaram.


MENTES FELIZES, BARRIGA TRANQÜILA

De acordo com Bellissimo, uma possível explicação de seus resultados é que jogar video game deixou os meninos mais felizes, e isto desestimula o consumo exagerado de calorias.

nick bellissimo video game
O pesquisador Nik Bellissimo em seu divertido laboratório de estudos.

Meninos que se sentiam felizes e que não haviam brincado de Angry Birds também comeram menos do que os que não jogaram video game, mas que chegaram ao laboratório de estudos infelizes.

Então jogar video game está liberado para crianças cujos pais se preocupam com uma alimentação equilibrada e nutritiva?

“Se seus filhos são ativos e consomem, no geral, uma dieta saudável, jogar meia hora de video games não vai fazer com que eles comam demais. Pelo contrário, pode até fazer com que eles ingiram menos calorias e mantenham um peso saudável”, explicou Nick.

É interessante notar que o cientista e sua equipe realizaram exatamente os mesmos testes em meninas e em crianças obesas. Nestes casos, jogar video game não ajudou em nada na quantidade de calorias consumidas.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui