‘Grátis’: atividades físicas ao ar livre são opções de praticantes

Educador físico, José Walfre, afirma que práticas dão resultados, mas antes adeptos têm que realizar avaliações médica e física, e contar com o auxílio de um profissional.

atividades fisicas ao ar livre

Seja em busca do corpo perfeito ou para levar uma vida saudável, cada vez mais brasileiros buscam alternativas para manter a forma. Em Boa Vista (RR), não é diferente. Academias estão disponíveis durante todo o dia para o aluno escolher o horário ideal na agenda, mas atividades na rua também são opções de grande parte da população.

Um exemplo é o publicitário Paulo Nogueira, que já foi adepto da malhação, mas há dois anos escolheu a corrida como aliada para manter a forma. Agora concilia a atividade com a bicicleta, que pratica há 10 meses.

– Gosto de praticar atividades ao ar livre porque não tem aquela sensação de estar preso em um lugar vendo a mesma coisa, como é o caso das academias, que você fica somente naquele local fechado. Gosto de pedalar e correr, então procuro sempre passar por lugares da cidade que gosto. Sou adepto da corrida e da bicicleta, e sempre procuro alternar os exercícios. Na corrida em média faço 5km e pedalada 23km. Dedico pelo menos 2h do meu dia a prática dos exercícios, pois sinto que me ajuda tanto na parte física quanto na mental.

Mas para quem leva uma vida sedentária, ou há muito tempo não se exercita ou nunca teve contato com qualquer atividade física e queira iniciar, o educador físico José Walfre Júnior, especialista em fisiologia do exercício, atenta para alguns cuidados.

– Mesmo que a pessoa queira praticar atividades sozinha, é primordial que antes faça uma avaliação médica para saber se está apto para praticar atividades físicas, e logo após contar com a ajuda de um profissional (personal trainer) para realizar os exercícios corretamente. Mas indico começar com caminhada e aos poucos ir intervalando com corridinhas. Logo após pode acrescentar pedaladas na bicicleta. É um trabalho gradativo, mas se souber realizar, dá muito resultado.

Outra dica do especialista é contar com ajuda do profissional para utilizar as barras fixas disponibilizadas nos local públicos, pois estes tipos de exercícios, se feitos corretamente, trabalham localizados, membros superiores e inferiores. Corrida na areia também é outra opção, mas requer força e resistência.

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