Abusar de bebidas alcoólicas no início da fase adulta aumenta a probabilidade de se desenvolver hipertensão mais tarde, aponta uma pesquisa apresentada no congresso ASN Kidney Week 2014, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. No estudo, o baixo e moderado consumo de álcool no início da idade adulta também foi associado à diminuição da probabilidade de hipertensão nos anos seguintes.
Pesquisadores liderados por Sarah Twichell analisaram os dados de um estudo que acompanharam crianças que tinham entre oito e 14 anos a partir de 1996. Exames de saúde detalhados eram realizados a cada ano. A equipe analisou informações sobre os mais de oito mil participantes até 2010.
Em homens adultos jovens, o consumo excessivo de álcool frequente foi associado com uma probabilidade de desenvolver hipertensão 1,7 vez maior daqueles que bebiam moderadamente. Para mulheres, o uso leve e moderado de álcool foi relacionado a um risco significativamente reduzido de hipertensão.
— Este estudo sobre o uso de álcool na idade adulta pode fornecer informações sobre o desenvolvimento precoce de hipertensão — explica Sarah.
MENOS ÁLCOOL, MAIS BEM-ESTAR
O estudo Bem-Estar, uma iniciativa da Unimed Porto Alegre, apontou mais um motivo para evitar o consumo de álcool. De acordo com a pesquisa, realizada com moradores de Porto Alegre, as pessoas que bebem apenas raramente ou nunca ingerem álcool apresenta, níveis maiores de bem-estar.