Mais uma prova que beber café faz muito bem à saúde!

Nova pesquisa mostra que o ácido clorogênico, presente em grande quantidade no café, pode proteger o corpo dos efeitos negativos do sobrepeso e da obesidade.

cafe saude acido clorogenico

Tomar uma xícara de café bem quentinho pode ser muito mais do que uma gostosa e relaxante experiência: pode ser uma ótima maneira de prevenir efeitos negativos ao corpo causados pelo excesso de peso. A descoberta vem de um grupo de pesquisas da Universidade de Georgia, nos EUA.

[quote_right]Diversos trabalhos científicos já provaram: tomar café todos os dias protege o corpo do diabetes tipo 2 e de diversas doenças cardíacas e mentais![/quote_right]

Em trabalho publicado no periódico acadêmico Pharmaceutical Research, cientistas mostraram que um dos componentes do café é capaz de proteger o corpo contra problemas no fígado e contra o diabetes, duas conseqüências comuns em quem está obeso.

 

ÁCIDO CLOROGÊNICO – UM PODEROSO COMPONENTE DO CAFÉ

Em experimentos com camundongos, os pesquisadores notaram que o ácido clorogênico – molécula presente em altas quantidades no café, assim como em frutas e vegetais como pêras, maçãs e tomates – diminuía o acúmulo de gordura no fígado e melhorava a eficiência da insulina em animais obesos.

Tanto o acúmulo de gordura quanto a resistência à insulina são conseqüências típicas do sobrepeso e da obesidade, e são fatores de risco graves para doenças como o diabetes tipo 2.

“O ácido clorogênico (presente no café) é um poderoso antioxidante, reduzindo inflamações“, escreveram os pesquisadores. “Já há muita evidência sugerindo que doenças relacionadas à obesidade são causadas por inflamação crônica, então, caso possamos controlá-la, poderemos reduzir alguns dos efeitos negativos do excesso de peso”.

moca bebendo cafe

 

TOMAR UM MONTE DE CAFÉ AJUDA, ENTÃO, A PREVENIR O DIABETES E OUTRAS DOENÇAS?

Os pesquisadores são cautelosos quanto ao uso prático das descobertas sobre os efeitos benéficos do ácido clorogênico. Segundo eles, os resultados da pesquisa não significam que as pessoas devem passar a ingerir grandes quantidades de café todos os dias.

Os cientistas explicam que os camundongos utilizados no estudo ingeriram uma quantidade “concentrada” de ácido clorogênico, muito mais do que o corpo humano absorveria naturalmente ao tomar várias xícaras de café.

Sendo assim, a pesquisa é válida como uma porta que se abre para o uso farmacêutico deste ácido no combate às conseqüências nefastas do sobrepeso em nosso corpo.

Ainda, os pesquisadores lembram que a melhor maneira de perder peso e manter o corpo saudável é adotar hábitos alimentares corretos e praticar bastante exercício físico.

Se, além da dieta e dos exercícios, umas deliciosas xicarazinhas de café forem incluídas no cotidiano…  bem, neste caso mal alguma haverá, isto é certo!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui