Por que carne vermelha aumenta o risco de doenças cardíacas?

Aprenda nesta matéria o motivo pelo qual muita gente acusa a carne vermelha de causadora de problemas no coração e nos vasos sangüíneos.

O consumo de carne vermelha está ligado ao maior risco de doenças cardíacas. No ano passado, pesquisadores do Instituto Lerner de Pesquisa descobriram que, além da relação de gordura e colesterol, há ainda mais uma razão para o risco de aterosclerose e a culpa é toda do intestino.

Por meio de bactérias, o intestino transforma nutrientes encontrados na carne vermelha em metabólitos – produtos do metabolismo –, o que aumenta o risco de doenças cardíacas.

Agora, a equipe de pesquisadores conseguiu descobrir os mecanismos por trás do consumo de carne vermelha e a elevação do risco de aterosclerose (o endurecimento das artérias). Os resultados podem levar a novas estratégias para proteger a saúde cardiovascular.

“Identificamos os mecanismos e os envolvidos no processo. Com isto será possível identificar novas terapias para o bloqueio ou prevenção do desenvolvimento de doenças cardíacas”, disse Stanley Hazen, que liderou o estudo publicado no periódico científico Cell Metabolism.

 

UMA PERIGOSA RECEITA BACTERIANA

Basicamente,os pesquisadores descobriram que as bactérias no intestino convertem um nutriente abundante na carne vermelha, a L-carnitina, para os metabólitos N-óxido de trimetilamina (TMAO) e gama-butyrobetaine, que promovem a aterosclerose.

O entendimento de todo o processo pode permitir no futuro que a produção de carne se altere.

“Ainda vai levar um tempo, mas os estudos presentes podem nos ajudar a desenvolver algo que permita que se possa comer um bife com menos preocupação”, completa.

 

SAIBA MAIS SOBRE ATEROSCLEROSE!

Aterosclerose é uma condição na qual há o acúmulo de material gorduroso nas paredes das artérias. Esse material gorduroso engrossa, endurece (forma depósitos de cálcio) e eventualmente pode bloquear estes vasos sangüíenos. A aterosclerose é um tipo de arteriosclerose. Os dois termos frequentemente são usados com o mesmo significado.

Os fatores de risco da aterosclerose incluem:

  • Diabetes
  • Uso pesado de álcool
  • Pressão arterial alta
  • Níveis altos de colesterol no sangue
  • Dieta com alto teor de gordura
  • Idade avançada
  • Obesidade
  • Histórico pessoal ou familiar de doença cardíaca
  • Fumo

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui