Sabe aquele pneuzinho chato que você sabe que não te pertence, mas insiste em ficar no seu corpo? Toda ajuda para expulsá-lo é bem-vinda. Sendo assim, se o objetivo é queimar gordura, veja alguns alimentos que podem acelerar seu metabolismo enquanto você está parada e serem ótimos aliados neste processo.
Gengibre
Os fitoquímicos presentes nele elevam a temperatura corporal favorecendo a queima da gordura. “Aqueça 200 ml de água e em seguida adicione algumas rodelas de gengibre. Tome depois das principais refeições”, recomenda a nutricionista Cristina Pereira.
Canela
Além de ser um alimento termogênico, é digestivo e ajuda a diminuir a inflamação do tecido de gordura. Segundo a profissional, reduz os níveis de açúcar no sangue, aumenta o metabolismo basal, tem boa quantidade de cálcio e auxilia na perda de peso. Ela também dá um sabor especial às sobremesas e frutas.
Guaraná em pó
Tem efeito estimulante, melhora a atenção e o rendimento na prática da atividade física. Cristina dá a dica: “uma colher de café por dia é o suficiente, adicionado ao leite, água ou suco”.
Café
A especialista revela que o café otimiza a performance dos treinos, o rendimento e o desempenho cognitivo. Isso aumenta a agilidade e a atenção, além de reduzir a fadiga. Três a quatro xícaras por dia bastam.
Água gelada
Tão simples e tão poderosa. “Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura do organismo para que ele tente regulá-lo, e isso gera um gasto de energia maior”, frisa a nutricionista.
Pimenta vermelha (Capsaicinas)
Aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e o bom funcionamento intestinal. “Alguns estudos mostram redução na ingestão alimentar e aumento do gasto energético após as refeições que contêm pimenta”, diz a especialista. Três a quatro gramas por dia em temperos em pratos quentes e saladas são o ideal.
Feijão branco
A faseolamina presente nele tem como propriedade inibir a atividade da enzima responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. “Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante”, explica Cristina.
Para incluir esses aliados no seu cotidiano, confira a sugestão de cardápio da nutricionista.
Desjejum
Escolha uma das opções, mas ambas queimam gordura e desintoxicam o fígado.
Opção 1: 1 copo de água morna + gotas de limão
Opção 2: 1 copo de agua morna + 1 colher de vinagre de maçã
Café da manhã
Opção 1: 1 xícara de café adoçado com estévia + 2 rodelas finas de batata doce com azeite aromático
Opção 2: 2 fatias de pão integral torrado com canela + chá de verde
Opção 3: Shake redutor: 1 copo de leite de soja + 1 colher de sopa de semente de linhaça + 1 colher (café) de guaraná em pó + 1 colher (sopa) de de farelo de aveia + ½ banana ou 2 colheres de sopa de mamão ou 1 colher de sopa de abacate
Opção 4: Omelete: 1 ovo batido com lascas de gengibre. “Adicionar o azeite aromático + chá verde gelado com gotas de limão, podendo adoçar com estévia ou sucralose”, indica a profissional.
Opção 5: ½ mamão papaia com 1 colher de sopa de semente de linhaça + 1 copo de leite de soja + 1 colher (sopa) batido com cacau
Lanche da manhã
Opção 1: 1 xícara de chá verde + 1 fruta de sua escolha
Opção 2: 2 castanhas do Pará + 5 passas
Opção 3: 1 xícara de chá verde + 2 castanhas + 5 amêndoas
Opção 4: 1 fruta à sua escolha
Opção 5: 1 fatia de pão integral com azeite aromático
Almoço
Opção 1: 1 prato raso de salada de alface, rúcula , agrião + 1 tomate + pepino cortado em rodela. Tempere a salada com vinagre de maçã, azeite aromático (receitinha lá em baixo) e 1 pitada de sal light
3 colheres (sopa) de arroz integral
½ concha de feijão
1 colher (de servir) de legumes refogado
1 fatia de abacaxi
1 filé de frango grelhado
Opção 2: 1 prato raso de salada de alface, rúcula , agrião + vagem + tomate fatiado. Tempere a salada com vinagre de maçã, azeite aromático, 1 pitada de sal light
1 colher (de servir) de quiabo
3 colheres de (sopa) de arroz integral
½ concha de feijão
1 ovo cozido
Opção 3: 1 prato raso de salada de alface, rúcula , agrião + pepino + tomate fatiado. Tempere a salada com vinagre de maçã, azeite aromático, 1 pitada de sal light
1 colher de servir de massa integral à bolonhesa. “Refogue a carne com óleo de coco, muito alho e pimenta”, recomenda a nutricionista.
Opção 4: 1 prato raso de salada de alface, rúcula , agrião + cenoura ralada+ tomate fatiado. Tempere a salada com vinagre de maçã, azeite aromático, 1 pitada de sal light
3 colheres (sopa) de arroz integral
1 colher (de servir) de lentilha ou grão de bico
1 omelete (1 ovo batido com condimentos seca gordura – pimenta, gengibre ralado)
Opção 5: 1 prato raso de salada de alface, rúcula , agrião + vagem + tomate fatiado. Tempere a salada com vinagre de maçã, azeite aromático, 1 pitada de sal light
3 colheres (sopa) de arroz integral
1 colher de legumes cozidos coloridos
1 sardinha à escabeche
Lanche da tarde
Opção 1: Chá de sua preferência sem açúcar com 1 pauzinho de canela + 5 cookies integrais
Opção 2: Chá verde + tapioca com rodelas de meia banana com canela
Opção 3: Chá de sua preferência com canela e gengibre + 3 torradas com azeite aromático
Opção 4: Sucha. “Ferva casca de abacaxi com gengibre, deixar esfriar e tome o dia todo + pedaços de abacaxi com canela em pó”, diz a especialista.
Opção 5: Suco de 1 cenoura pequena + 1 colher de café de canela e gengibre + 1 maçã, 2 folhas de hortelã + 200 ml de água bem gelada. Bata tudo no liquidificador.
Jantar
Opção 1: Sopa com legumes. Refogue com óleo de coco o alho, a acelga, a batata doce e a pimenta.
Opção 2: 1 pires de couve fininha + 1 pires de brócolis + 1 pires de beterraba ralada + gengibre ralado + vinagre de maçã
1 filé de frango grelhado
Opção 3: 1 prato raso de salada de alface, rúcula, agrião + tomate fatiado. Tempere a salada com vinagre de maçã e azeite aromático.
Omelete com 1 ovo e temperos desidratados (orégano, coentro, salsa)
Opção 4: Caldo de abóbora japonesa (receitinha lá em baixo)
Opção 5: 2 fatias de pão integral com fatias de tomate e rodelas de 1 ovo + suco de abacaxi com hortelã
Anote duas deliciosas receitas do cardápio acima para deixar suas refeições mais saborosas.
Caldo de abobora japonesa
Ingredientes
- ½ abóbora japonesa
- Pedaço de 5cm de gengibre
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 3 talos de capim-santo
- 1 ½ litro de água
- Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
- Azeite (a gosto)
Modo de preparo
Lave bem a metade da abóbora sob água corrente. Em uma panela, coloque duas xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos (isso fará com que a casca saia facilmente). Enquanto isso, lave e fatie o gengibre, sem descascar. Descasque o alho e a cebola e corte-a em quatro partes. Transfira a abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar.
Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. Retire os talos de capim-santo e transfira o cozido para um liquidificador. Se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Com um pano de prato dobrado, segure bem firme para o vapor quente não abrir a tampa do liquidificador. Se preferir, deixe a sopa esfriar completamente. Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Regue com o merecido fio de azeite!
Azeite aromático
Ingredientes
01 vidro de azeite extra virgem, 0,5% de acidez, de boa qualidade
30 dentes de alho
1 ramo de alecrim
04 pimentas dedo de moça fresca
03 pimentas bode fresca
01 rolha
Modo de fazer
Lave, higienize e seque as pimentas, o alecrim e reserve. Descasque os dentes de alho. No vidro de azeite já esterilizado coloque metade dos dentes de alho as pimentas o rama de alecrim e o restante dos dentes de alho. Complete com o azeite extra virgem. Coloque a rolha e deixe em um local escuro por 10 dias antes de começar a usar.