5 maneiras de ficar saciado sem comer demais

Aprenda truques saborosos para controlar o apetite e manter a saciedade durante e após as refeições.

Você sente fome pouco tempo depois de ter almoçado ou jantado? Quando este sentimento de “vazio no estômago” se torna comum, aumentam as chances de sobrepeso e obesidade. Isto porque a falta de saciedade nas grandes refeições leva aos famosos petiscos no meio da manhã ou da tarde – geralmente muito calóricos e pouco nutritivos -, além de uma ‘comilança’ maior na próxima refeição.

A falta de saciedade pode acontecer, também, durante as refeições. Mesmo tendo comido bastante, você pode sentir que ainda há espaço no estômago para mais comida. E daí as chances de se empanturrar são muito maiores!

Mas não precisa ser assim. Confira abaixo algumas dicas de alimentos que naturalmente aumentam a saciedade, são nutritivos e evitam o excesso de peso. Adicionando-os às refeições, você garante que se alimentará com a quantidade certa de comida para suas necessidades.

  • Proteínas: adicionar uma fonte de proteína ao café da manhã todos os dias contribui para melhorar a saciedade e a qualidade da dieta, de acordo com um estudo publicado no ano passado. Uma deliciosa maneira de fazer isto é comer ovos logo cedo. Estes alimentos são campeões em quantidades de proteínas e fazem bem à saúde quando ingeridos com moderação. Proteínas ajudam a controlar o apetite também à tarde. Segundo outros estudos, lanchinhos de proteína de soja feitos à tarde diminuem a vontade de comer à noite e ajudam a aumentar a quantidade de nutrientes na dieta.
  • Alimentos Integrais e Fibras: no geral, substituir alimentos processados pelas versões integrais diminui a fome e a vontade de comer, além de aumentar a saciedade. Arroz e pães integrais são opções baratas, fáceis de preparar e muito gostosas destes alimentos. Quem também gera estes efeitos benéficos são as fibras, por isso procure ingerir alimentos ricos neste nutriente. A aveia é uma ótima pedida: estudos científicos apontam que ela regula hormônios do apetite por até 4 horas após a ingestão.
alimentos integrais leguminosas
Legumes também possuem uma boa quantidade de fibras, ajudando você a se sentir mais satisfeito.
  • Leguminosas: em especial todos os tipos de feijões, ervilhas, lentilhas e grão de bico. Estes alimentos contêm muitas proteínas e pouquíssimas gorduras, e a Ciência já provou que eles ajudam a aumentar a sensação de “estômago cheio” após o consumo.
  • Amêndoas: as amêndoas possuem gorduras “do bem”, que diminuem a fome e aumentam a quantidade de vitamina E no corpo. Além disso, quando torradas e levemente salgadas, são ótimas para quem quer comer um lanchinho e manter o peso sob controle!
  • Açafrão: por incrível que possa parecer, pesquisas apontam que este tempero tem efeitos benéficos no controle do apetite, na inibição da vontade de “beliscar” e até mesmo no humor. Todos estes fatores auxiliam a manter sob controle a alimentação compulsiva, resultado de hábitos ruins ou do stress.

Para receitas deliciosas, nutritivas e que não engordam, clique aqui!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui