Exercícios após comer diminuem açúcar e gorduras no sangue

Nova pesquisa mostra que o horário em que praticamos exercícios influencia bastante no metabolismo. Atividades depois de comer podem ser mais benéficas.

praticar exercicios pos refeicoes

Que praticar atividades físicas é importante, isso todo mundo bem sabe hoje em dia. Muito mais do que “apenas” ajudar a perder peso, os exercícios fortalecem o corpo por fora e por dentro, diminuindo os riscos para uma série de doenças perigosas. A novidade da vez é que cientistas descobriram que o horário em que praticamos exercícios tem uma influência enorme na nossa saúde.

O novo estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Missouri (UM), nos Estados Unidos, acompanhou um grupo de obesos, todos com diabetes tipo 2. Para eles, perder peso é uma tarefa urgente, já que tanto o sobrepeso quanto o diabetes aumentam os riscos para doenças cardiovasculares, como enfartos e derrames.

[quote_right]O horário em que nos exercitamos é tão importante quanto a intensidade e a duração[/quote_right]

Os obesos do estudo fizeram atividades físicas para ganhar resistência muscular – como agachamentos e abdominais – em dois períodos diferente: antes das refeições e, dias depois, 45 minutos após as refeições.

Os resultados, publicados na mais recente edição do periódico Journal of Applied Physiology, mostram uma diferença interessante. Praticar exercícios antes das refeições ajudou a diminuir a quantidade de açúcar no sangue após comer. Mas praticar atividades após as refeições diminuiu não somente a quantidade de açúcar, como também a quantidade de gorduras na corrente sangüínea.

correr na esteira saude
O estudo mostrou melhoras na saúde quando as atividades físicas são feitas 45 minutos após as refeições.

“Este estudo mostra que não é apenas a intensidade ou a duração dos exercícios que importa, mas também o horário em que são feitos”, explica a professora Jill Kanaley, do Departamento de Nutrição e Fisiologia do Exercício da UM.

“Saber o melhor horário para se exercitar após as refeições pode fornecer aos profissionais da saúde uma compreensão melhor de como personalizar as prescrições de exercícios, otimizando os benefícios à saúde”, disse a pesquisadora.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui