Nutricionista mostra 10 passos para melhorar a alimentação

A nutricionista Karin Honorato mostra como manter hábitos saudáveis. Ela dá dez dicas para melhorar a alimentação durante o ano de 2015.

dicas alimentacao saudavel

A nutricionista Karin Honorato mostra como manter hábitos saudáveis. Ela dá dez dicas para melhorar a alimentação durante o ano de 2015.

De acordo com Karin, o primeiro passo é muito simples. “Tomar água. Algumas pessoas passam o dia inteiro sem tomar um copo de água. Procure monitorar e contabilizar”, indica a nutricionista. Segundo ela, o ideal é ingerir, no mínimo, dez copos de água ao longo do dia. A água ajuda a eliminar toxinas, diminui a pressão, melhora o metabolismo e faz o intestino funcionar melhor.

O segundo passo é ter horário para a alimentação. “Não pode ficar muito tempo sem comer. Procure não ficar mais de quatro horas sem se alimentar. E, no mínimo, duas horas entre as refeições”, afirma. Karin diz que não comer ao acordar é um problema grave. O ideal, conforme a nutricionista, é fazer pequenas refeições.

“Hortaliças e frutas não podem faltar”, destaca Karin Honorato. De acordo com ela, é necessário consumi-las todos os dias, em uma média de cinco porções. “Procure variar. E consumir, no almoço e no jantar, legumes e verduras”, recomenda.

Outra sugestão importante da nutricionista é o consumo diário de fibras. “Pode ser uma linhaça, aveia, gergelim, amaranto, sementes, chia”, enumera. Karin informa que duas colheres de sopa é a quantidade necessária ao dia. “Coloca na fruta, no suco, na salada, nos preparos”, sugere. As fibras, segundo ela, ajudam o organismo a funcionar em todos os sentidos. “Intestino, elimina toxinas, elimina hormônios ruins, aumenta a saciedade”, aponta.

“Troque o branco pelo marrom”, diz a nutricionista, indicando o consumo de alimentos integrais. Conforme Karin Honorato, o integral possui mais nutrientes, além de possuir também as fibras.

De acordo com a nutricionista, a diminuição do consumo de sal é outra recomendação importante. “O sal possui sódio, que aumenta a pressão arterial, e aumenta ainda mais as chances de um problema cardiovascular”, diz. Por isso, é interessante o uso de um tempero mais caseiro, com alho, cebola e ervas.

O sétimo passo é a diminuição do açúcar. “Todas as massas e carboidratos possuem açúcar”, conta a nutricionista. Segundo ela, o excesso de açúcar engorda e aumenta as chances de diabetes, doença cardiovascular e até câncer.

Em 2015, procure conhecer melhor os rótulos dos alimentos. Alguns alimentos industrializados podem até ser favoráveis pra saúde. Mas aqueles que possuem muitos aditivos químicos e conservantes, são alimentos “nada interessantes para a saúde”, destaca Karin.

A penúltima dica da nutricionista é diminuir as porções. “Comer pouco faz bem para o corpo, para a saúde e para a longevidade”, conta. Ela sugere diminuir a quantidade de talheres e o tamanho dos copos e pratos.

Por fim, a nutricionista Karin Honorato indica uma atividade física para se manter ainda mais saudável. “Seja mais ativo, faça o que você gosta , mas movimente-se”, finaliza.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui