Comer bem protege o corpo de doenças pulmonares (até em fumantes!)

Bronquite, enfisema e demais doenças dos pulmões podem ser evitadas através de uma dieta saudável, mostra novo estudo.

saude dos pulmoes dieta
Respirar melhor também tem tudo a ver com o que comemos, indica novo estudo.

Ao longo dos últimos anos, vários trabalhos científicos demonstraram que quem segue uma dieta equilibrada e saudável está mais protegido contra diversas doenças, como a aterosclerose, derrames, a pressão alta e o diabetes tipo 2.

Agora, até mesmos as doenças pulmonares entram na lista de enfermidades evitáveis através dos bons hábitos alimentares.

Doenças pulmonares são, hoje, a terceira maior causa de morte em todo o mundo. Apesar de fumantes, no geral, correrem riscos maiores de desenvolvê-las, muitas pessoas que adquirem estas doenças jamais fumaram antes, o que sugere que outros fatores – como possivelmente os alimentares – possam estar ligados ao quadro.

 

QUESTIONÁRIO REVELA SEGREDOS DA BOA DIETA

Em pesquisa publicada na revista científica The BMJ esta semana, cientistas franceses e norte-americanos mostram os resultados do estudo dos hábitos alimentares de mais de 120 mil pessoas, homens e mulheres dos EUA. Os voluntários haviam respondido periodicamente questionários sobre o que comiam. Os dados começaram a ser coletados em 1984 e terminaram em 2000.

O questionário dava pontos de acordo com o tipo e a quantidade dos alimentos ingeridos. Ganhava mais pontos quem comia regularmente vegetais, grãos integrais, gorduras poli-insaturadas, sementes e ômega-3; consumia porções moderadas de álcool e comia pouca carne vermelha e processada, grãos refinados e bebidas açucaradas.

DICA ALIMENTAR: ALIMENTOS QUE POSSUEM…

  • Gorduras poli-insaturadas: óleos vegetais, como o de soja, milho e girassol; peixes como salmão, cavala, arenque e truta.
  • Ômega-3: sementes no geral, sardinha, salmão, soja, tofu, camarões, couve-flor.
prato salmao saude
O salmão é um exemplo de ótima opção alimentar: possui ômega-3 e gorduras poli-insaturadas

 

Quanto mais diferente desta dieta padrão, menos pontos a pessoa recebia.

Após ajustarem os dados para 12 fatores, como idade, nível de atividades físicas, Índice de Massa Corporal, hábitos de fumo e etnicidade, os pesquisadores perceberam que, entre os mais bem avaliados no questionário alimentar, os riscos de desenvolverem doenças pulmonares caiu mais de 30%. Vale notar: os resultados positivos foram encontrados também entre ex-fumantes e até mesmo em fumantes que se alimentam de maneira saudável.

“Nossos resultados devem estimular médicos a considerar o potencial papel do efeito combinado dos alimentos em uma dieta saudável, promovendo a saúde pulmonar”, escrevem os pesquisadores.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui