Ao longo dos últimos anos, vários trabalhos científicos demonstraram que quem segue uma dieta equilibrada e saudável está mais protegido contra diversas doenças, como a aterosclerose, derrames, a pressão alta e o diabetes tipo 2.
Agora, até mesmos as doenças pulmonares entram na lista de enfermidades evitáveis através dos bons hábitos alimentares.
Doenças pulmonares são, hoje, a terceira maior causa de morte em todo o mundo. Apesar de fumantes, no geral, correrem riscos maiores de desenvolvê-las, muitas pessoas que adquirem estas doenças jamais fumaram antes, o que sugere que outros fatores – como possivelmente os alimentares – possam estar ligados ao quadro.
QUESTIONÁRIO REVELA SEGREDOS DA BOA DIETA
Em pesquisa publicada na revista científica The BMJ esta semana, cientistas franceses e norte-americanos mostram os resultados do estudo dos hábitos alimentares de mais de 120 mil pessoas, homens e mulheres dos EUA. Os voluntários haviam respondido periodicamente questionários sobre o que comiam. Os dados começaram a ser coletados em 1984 e terminaram em 2000.
O questionário dava pontos de acordo com o tipo e a quantidade dos alimentos ingeridos. Ganhava mais pontos quem comia regularmente vegetais, grãos integrais, gorduras poli-insaturadas, sementes e ômega-3; consumia porções moderadas de álcool e comia pouca carne vermelha e processada, grãos refinados e bebidas açucaradas.
DICA ALIMENTAR: ALIMENTOS QUE POSSUEM…
- Gorduras poli-insaturadas: óleos vegetais, como o de soja, milho e girassol; peixes como salmão, cavala, arenque e truta.
- Ômega-3: sementes no geral, sardinha, salmão, soja, tofu, camarões, couve-flor.

Quanto mais diferente desta dieta padrão, menos pontos a pessoa recebia.
Após ajustarem os dados para 12 fatores, como idade, nível de atividades físicas, Índice de Massa Corporal, hábitos de fumo e etnicidade, os pesquisadores perceberam que, entre os mais bem avaliados no questionário alimentar, os riscos de desenvolverem doenças pulmonares caiu mais de 30%. Vale notar: os resultados positivos foram encontrados também entre ex-fumantes e até mesmo em fumantes que se alimentam de maneira saudável.
“Nossos resultados devem estimular médicos a considerar o potencial papel do efeito combinado dos alimentos em uma dieta saudável, promovendo a saúde pulmonar”, escrevem os pesquisadores.