Leite puro da vaca é melhor que o industrializado?

Pesquisa de Universidade norte-americana revela as diferenças para a saúde do leite “cru” e do pasteurizado. Qual deles é o mais saudável?

leite de vaca cru ou pasteurizado

Você gosta de leite puro? Isto é, aquele extraído das vacas e que não passa por processo industrial algum, comum de ser tomado por morados da zona rural ou por quem curte um fim de semana em hotéis-fazenda. Muitas pessoas afirmam que, além do sabor diferente, o leite puríssimo ainda possui uma série de benefícios à saúde, como melhora na saúde gastrointestinal, fortalecimento do sistema imune e proteção contra alergias.

Será que tudo isso é verdade? O que a Ciência tem a dizer sobre as propriedades deste leite “cru”? Fomos investigar.

 

BACTÉRIAS SÃO UM PROBLEMA NO LEITE CRU

[quote_box_right]Risco de contrair doenças bacterianas é maior em quem bebe leite cru[/quote_box_right]

De acordo com um levantamento feito pela Universidade Tufts, em Nova Iorque, a primeira coisa que devemos ter em mente quando formos tomar leite é saber se ele foi ou não pasteurizado. A pasteurização é um processo de fervura do leite (veja no vídeo abaixo) que reduz dramaticamente a quantidade de bactérias e microorganismos presentes na bebida, aumentando a vida útil do produto. Há uma série de bactérias muito nocivas à saúde humana que são comumente encontradas no leite não-processado, como listeria, salmonela, E. coli e campylobacter.

Por isso, leite não-pasteurizado não é indicado para crianças, os mais velhos, mulheres grávidas e pessoas com deficiências no sistema imune. De acordo com o governo norte-americano, a incidência de doenças relacionadas às bactérias mencionadas acima é 2 vezes maior em cidades nos EUA onde o comércio de leite não-pasteurizado é permitido.

 

E QUANTO AOS BENEFÍCIOS À SAÚDE?

Algumas pessoas afirmam que o leite não-pasteurizado melhora a digestão e não causa intolerância à lactose. Pesquisas, porém, descartam estas noções por completo.

De acordo com a literatura científica, o leite puro não possui quantidades de probióticos suficientes para melhorar, de fato, o funcionamento do estômago e dos intestinos. Além disso, tanto o leite cru quanto o pasteurizado não possuem lactase, a enzima necessária para digerir a lactose e que está em falta em quem possui intolerância aos derivados de leite. Ou seja, beber leite cru não altera o fato da pessoa ser intolerante ou não à lactose.

Outro ponto interessante é que estudos mostraram que o leite cru também não tem grandes quantidades de lactobacilos, aquelas bactérias presentes no leite fermentado que a gente compra nos supermercados e que ajudam a digerir a lactose.

Também não há evidência de que o leite cru pode tratar e curar alergias e asma. Um estudo chamado “PARSIFAL” é muito citado como prova de que leite não-pasteurizado combate estas doenças, porém boa parte da bebida utilizada no trabalho havia sido fervida (então de “crua” não tinha nada!).

Mais um detalhe importante: a pasteurização influencia muito pouco na estrutura das proteínas presentes no leite, portanto pessoas com alergias ao leite vão sofrer do mesmo jeito, seja o leite cru ou industrializado.

 

LEITE CRU É MAIS NUTRITIVO…CERTO?

Além de não alterar a estrutura das proteínas, a pasteurização também não modifica muito a quantidade de vitaminas no leite.

O calor da pasteurização diminui um pouquinho a quantidade das vitaminas B12 e C, é verdade. Porém, vale notar que um copo cheio de leite, mesmo pasteurizado, contém mais da metade da recomendação diária de vitamina B12, e o leite não costuma ser a fonte primária de vitamina C na nossa dieta.

leite delicioso saude
Leite é um alimento rico para a saúde e delicioso – mas é preciso cuidado para beber apenas o de melhor qualidade.

O leite é fonte importante da vitamina B2, e ela aparece nas mesmas quantidades tanto no leite cru quanto no pasteurizado (o calor não altera esta proteína, mas sim a exposição à luz).

Então qual é o veredito? Segundo o levantamento da Tufts, beba leite “cru” por sua conta e risco. Apesar dos benefícios à saúde parecerem tentadores, há pouquíssimas evidências dando suporte às teorias. Sabendo que você pode ter a mesma qualidade nutricional bebendo tanto leite cru quanto pasteurizado, a dica é optar pelo segundo, já que, no mínimo, ajudará a evitar um monte de potenciais infecções que são perigosas à nossa saúde e ao nosso bem estar.

29 COMENTÁRIOS

  1. O leite de vaca (cru) sem dúvidas é melhor que o industrializados.
    A quantidade de conservantes presente no leite de caixinha já justifica isso.

    MAS obviamente ninguém vai tomar o leite sem fervê-lo. “Ah ele não vai mais ser cru”. Óbvio.
    Mas ainda está longe de ser um leite industrializado e cheio de conservantes.

    Tenho um bebê com 8 meses, e a pediatra aconselhou, se for dar leite de vaca, sempre dar preferencia pro natural, de caixinha apenas em último caso.

    • Isso aí. Uso o leite natural fervido. Outro sabor, não tem comparação.
      Prefiro umas bacteriazinhas extras q soda cáustica.

    • Isso é verdade. Moro num sítio e meu pai tira leite da vaca todo dia de manhã e ferve para tomar. Quando falam que o leite mesmo “cru” faz mal a saúde é para o povo ficar com medo de comprar o industrial. Toda vida tomei leite puro de vaca e agora de cabra também, nunca me fez mal. E o médico disse que não vai fazer também.

    • Tenho 48 anos tinha uma imunidade baixa me gripava todo dia..comecei tomando leite in natura gelado minha vida mudou nunca tive problema, o industrializado não é leite e uma copia do leite ..por favor não é!! Ele fica nas caixas conservado por meses um produto que se passar 24 sem ferver modifica a estrutura, a Indústria é nossa inimiga..Beijos

  2. Achar que um leite de caixinha que pode ficar meses na prateleira sem deteriorar e melhor que um leite vindo da Fazenda retirado da vaca e melhor e um absurdo, com certeza essa reportagem ai em cima defende logicamente os interesses industriais…..
    Como a Aline disse quanto de conservantes vc bebe????

  3. Na minha casa meus filhos só tomam leite da fazenda, nada de conservantes, eu fervo o leite antes do consumo não precisa tomar cru; só ferver, esfriar e tomar. Tive indicação de um nutrólogo sobre isto leites de caixinha contém muitos conservantes e inclusive dosagem significante de formol.

  4. Gente, minha bb nunca aceitou nenhum leite que não seja o meu, ela tem 1 ano e 3 meses, e quando tentava outros leite ela ficava com a boca e ao redor todo vermelho, e com o leite direto da vaca e fervido ela nao fica vermelha, come bolos e paes feito com leite e nunca sentiu nada, mas estou sem entender o pq desse vermelhidão com leites industrializados ate msm em pó, e o direto da vaca nao.

  5. Como pode uma reportagem fala que leite de caixinga e melhor que dá fazenda . Se a gente pega um litro de leite da fazenda e deixa fora da geladeira até a tarde ele azeda .já esses leites de mercado fica até uns 4 meses no mercado e não azeda isso fora as caixinhas que explodem no depósito de tanto conservante …eu comprei umas vacas para não dar leite de cx para meus filhos .leite de caixinha e um caixa de veneno e conservante

  6. Reportagem bosta do caramba!
    Óbvio que o leite da vaca é melhor! querem oque? convencer nós de tomar bosta de caixinha?
    esse lixo tava era me fazendo mal! Graças a Deus eu mudei para o leite natural da vaca!

    Sem falar que este UHT ele elimina grandes porcentagens de proteínas e vitaminas!

  7. Nao acredito em nenhuma dessas pesquisas. A maioria desses cientistas sao financiados pela industria. Na casa da minha avó consumia-se produtos não industrializados e raramente alguém ficava doente. A mesma industria que promete te curar é aquela que te deixa doente.

  8. Ao contrário do que afirma a matéria, a pasteurização não é um tipo de fervura:
    “A pasteurização rápida também conhecida como HTST (High Temperature, Short Time) é realizada em fluxo contínuo com trocadores de calor entre 72 e 78°C por 15 a 20 segundos, em equipamento de pasteurização a placas. Depois da pasteurização, o leite sofre um resfriamento imediato até 4°C para inibir a multiplicação dos micro-organismos sobreviventes. Posteriormente, realiza-se o envase em circuito fechado (ORDÓÑEZ et. al., 2005; SANTANA, 2015)”.
    Fonte:
    https://www.google.com.br/amp/s/www.infoescola.com/saude/processos-de-pasteurizacao-do-leite/amp/#ampshare=https://www.infoescola.com/saude/processos-de-pasteurizacao-do-leite/

  9. É óbvio reportagem porcaria isso, o porque de tanta criança doente e adultos com câncer de estômago tudo essas porcarias cheias de conservantes, soda e outras mil nogueira que colocam nos leite aí vem dizer que o leite tirado direto da vaca e consumido não é bom kkkkkk eu criei 3 filho só com leite da fazenda e eles tem nojo de leite de cx meu pequeno fica sem tomar leite se não tiver o puro leite mesmo que eu digo esse é o puro leite sem nada de porcaria e meus filhos sempre tomaram leite crú sem ferver e nunca deu nadaaaaa nunca teem nem gripe…. é triste vê essas pobres mães mal informadas dando esses venenos pro seus bebês estão matando a saúde dos filhos a longo prazo essa é a verdade …

  10. Boa noite meu nome é Denison gostaria de saber onde posso encontrar leite puro da vaca Moro no Rio de janeiro quem puder me ajudar agradeço

    • Onde eu moro sempre compro nos frigoríficos, o mesmo onde compramos carnes de gado também vendem o leite crú, mas em algumas cidades tbem é vendido nas padarias.

    • Sou do Sacramento, Bom jesus do Itabapoana, interior do Rio. Na minha cidade, ver pessoas acima dos 90 é comum. E vivendo com saúde, andando com postura ereta, com a mente saudável… Todos criados com leite puro de vaca, comida feita na banha de porco, água pura da mina e outras delícias da roça. Hoje, em minha casa no Rio, consumo o máximo de coisas, vindas do meu sítio. Caso tenham interesse, posso fornecer alguns produtos, mas sou pequeno produtor de leite e queijo. Meu telefone é: 21-97662-9240 (“zapp”). Rogério Brandão.
      Quanto à reportagem, todos estão bem esclarecidos. É obvio que tudo que é natural é melhor para a saúde.

    • Oi Denison!
      Veja com Rodrigo daqui do RJ pelo tel 970391557.
      Ele é de Guaratiba, entrega no Recreio, Vargem Grande, Barra da Tijuca e Taquara.
      Não o conheço. Vou comprar o leite com ele esta semana. OK?

  11. tenho vacas e trago pra cidade o leite direto das vacas, gostaria de saber como conservar por mais dias sem azedar ou talhar?

  12. Gostaria que os responsáveis pela matéria me expliquem por que, quando tomo leite de caixinha, passo MUITO mal (inchaço, dores gastrintestinais terríveis, gases) e quando tomo leite puro, comprado direto do produtor, não sinto NENHUM desconforto, posso tomar leite todos os dias.
    Compro o leite “cru” e quando chego em casa deixo-o no fogo até levantar fervura. Espero esfriar e ponho na geladeira. Consumo esse leite por 10 dias, sem que estrague.
    A questão é uma só: desde que começaram a pôr elementos não declarados no rótulo do leite tipo longa vida, vê-se um “surto” de intolerantes a lactose como nunca se viu (tenho 45 anos e na minha infância jamais ouvi falar de intolerantes a lactose, e olha que minha família é BEM grande). Estranho, não?

    • Como são cretinos esse pessoal..mas as pessoas estão acordando …Não tome leite pasteurizado (dr Lair Ribeiro) além de outros problemas é cancerigeno Abraço!! Inflama todo o corpo todas as articulações provoca alergia devido produtos perigososo adicionados para conservar..

  13. Conclusao para todos: Creio que o autor ao se referir ao leite “cru” fez menção ao leite que é extraido da vaca e consumido momentaneamente. Se a afirmação for esta, está correto. O leite pasteurizado é superior. O leite “cru” ao ser fervido deixa de ser “cru” e passa a ser leite fervido. Este leite fervido é superior ao pasteurizado.
    Em suma para ajudar a sanar todas as duvidas
    O melhor leite é o cru fervido.
    Se nao tiver cru fervido, compre pasteurizado de garrafa ou saquinho (aqueles com prazo de validade menor)
    Se nao tiver o cru fervido, nem o pasteurizado, compre o uht ou uat (ultra alta temperatura, aquele de caixinha cheio de conservantes)
    Se nao tiver o cru fervido, pasteurizado, uht (uat) evite o maximo tomar o leite cru em si. Se nao der tome pouco (apenas o suficiente para matar a vontade).

    Espero ter ajudado 😀

  14. Quem te acesso ao leite cru, faça a experiência, troque o leite de caixinha ou pasteurizado pelo direto da vaca, se tiver algum problema, retorne a porcaria da caixa…eu fiz a troca há um bom tempo, o gosto é melhor, ele é claramente mais gorduroso (o que é uma coisa boa), e eu NÃO fervo o leite, isso mataria todas as bactérias presentes, boas ou ruins, as vezes eu aqueço (até formar aquela fumacinha, 70° C aprox.), as vezes não (modo hard on), nunca tive nenhum problema, mas isso sou eu, não to dando conselho a ninguém para fazer o mesmo, mas nego vive hoje uma verdadeira paranoia em relação a bactérias, nosso corpo precisa delas, na verdade vivemos em simbiose com diversos tipos de bactérias, se tu pudesse eliminar todas as bactérias do seu corpo em uma passe de mágica…você morreria pouquíssimo tempo depois…então menos paranoia…hoje temos pra todo lado gente com tudo que é tipo de intolerância, a glúten, lactose, isso e aquilo, cheios de alergia, doentes, e eu me pergunto: será que essa frescurada toda de querer esterilizar tudo, essa paranoia, não ta tornando esse povo mais fraco? Pra mim, a resposta é óbvia…e antes que alguém venha de “ain mas a ciência diz” a ciência não diz nada meu anjo, a ciência não é um ente, ela não tem porta voz, não existe isso de consenso cientifico, isso é uma baboseira falaciosa inventada pra substituir um argumento, a ciência é dúvida e não é uma democracia, geralmente as maiores descobertas vêm justamente de uma pessoa dizendo que o restante está todo errado…em relação a essa matéria, é claramente um CTRL C > CTRL V de algum artigo feito sob medida pelas empresas do ramo de laticínios, e leite de caixinha é “água de leite”, o processo UHT mata TODAS as bactérias ali presentes, aquilo vira um alimento inócuo, fora os escândalos de soda, água oxigenada e o diabo misturado, prefiro confiar no Seu Zé que traz o leite da roça dele pra mim toda sexta-feira…

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui